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Title in Portuguese: Análise da sensibilidade e da competitividade da castanha de caju no mercado mundial: período 1990 a 2011
Author: Bezerra, Letícia Farias
Advisor(s): Carvalho, Eveline Barbosa Silva
Keywords: Castanha-de-caju - Vantagens competitivas
Comércio internacional
Issue Date: 2014
Citation: BEZERRA, Letícia Farias. Análise da sensibilidade e da competitividade da castanha de caju no mercado mundial: período 1990 a 2011. 2014. 49 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Abstract in Portuguese: Este estudo objetiva analisar a sensibilidade e a competitividade da amêndoa de castanha de caju para Brasil, Índia e Vietnã, historicamente, os três principais países exportadores no mercado mundial. Investiga-se a sensibilidade do produto através de cálculos da elasticidade preço, renda e cruzada da demanda do produto. A análise da competitividade é feita pelo Indicador de Vantagem Comparativa Revelada de Balassa (IVCR). Os resultados apontam que a castanha de caju é classificada como uma commodity de luxo, de demanda elástica para o Brasil e o Vietnã. Já os resultados verificados para a Índia, apontam comportamento inelástico. Ao analisar o mercado americano, maior mercado consumidor da fruta, verificou-se que a relação existente entre a castanha de caju e outras nozes é predominantemente de complementaridade, porém, a fruta apresenta relação de competição com a castanha do Pará, pistache e avelã. A análise conduzida para competitividade demonstra que o Vietnã é o país mais competitivo dentre os três e o Brasil apresenta menor competitividade.
Abstract: This paper investigates the sensitivity and competitiveness of the cashew kernel for Brazil, India and Vietnam, the three major cashew processors and exporters countries in the world. The sensitivity of the cashew kernel was determined by calculating price, income and cross-price elasticity of demand. The Balassa Index of Revealed Comparative Advantage (RCA) was used to compare advantage among these countries. Analyses' result showed that the cashew kernel is a luxury commodity, presenting elastic demand for Brazil and Vietnam. However, the verified result for India has turned out to be of inelastic demand. The demand analyses revealed complementary relationship between other tree nuts and cashews on the one hand and competitive relationship between cashews and Brazil nuts, pistachios and hazelnuts on the other. The RCA results indicate that Vietnam is the most competitive country among the three exporters and Brazil is the least competitive country.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33273
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