Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33275
Tipo: TCC
Título: Avaliação econômica da produção de leite no Ceará: estudo de casos em Quixeramobim
Autor(es): Mendonça, Mayara Mara de Miranda
Orientador: Lemos, José de Jesus Sousa
Palavras-chave: Leite - Produção - Ceará;Agricultura familiar;Políticas públicas
Data do documento: 2014
Citação: MENDONÇA, Mayara Mara de Miranda. Avaliação econômica da produção de leite no Ceará: estudo de casos em Quixeramobim. 2014. 64 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Resumo: O presente estudo faz uma análise econômica e avalia a produção leiteira do município de Quixeramobim, que é considerada umas das cidades que mais produz leite no Ceará. Caracterizam-se os fatores que contribuem para a expansão do setor, bem como os desafios enfrentados pela pecuária leiteira. É identificada a participação de políticas públicas e o auxílio de assistência técnica aos produtores que colaboram com o desenvolvimento da produção de leite e estimula o crescimento da agricultura familiar, que é considerada uma das mais importantes no que se refere à geração de emprego e renda no meio rural. Os dados para a análise foram provenientes de uma pesquisa de campo, realizado por meio de questionário junto aos produtores. Contudo, verifica-se que região possui um grande potencial na produção de leite mesmo com fatores limitantes ao desenvolvimento da pecuária leiteira. Melhorou a sua qualidade de vida do produtor e sua produção como um todo, garantindo uma permanência maior da população no meio rural.
Resumen: El presente estudio hace un analise económica y evalúa la producción de leche de la ciudad de Quixeramobim, que es considerada una de las ciudades que más produce leche en Ceará. Son caracterizados los factores que contribuyen a la expansión del sector, como también, los desafíos enfrentados en el ganado lechero. Es identificada la participación de políticas públicas y la ayuda de asistencia técnica a los productores que ayudan en el desarrollo de la producción de leche y estimula el crecimiento de la agricultura familiar, que es considerada una de las más importantes en respecto a la generación de empleos y renta en la zona rural. Los datos para el analise resultaron de una búsqueda de campo, realizado a través de un cuestionario junto a los productores. Sin embargo, se ha verificado que la región tiene un gran potencial en la producción de leche aunque existan factores limitantes al desarrollo del ganado lechero. Ha mejorado su calidad de vida del productor y su producción en su conjunto, lo que garantiza una mejor retención de la población en las zonas rurales.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33275
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_mmmmendoça.pdf652,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.