Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33298
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Quando o espetacular desaparece no desejo do outro
Autor(es): Lima, João Miguel Diógenes de Araújo
Palavras-chave: Arte;Espaço público;Ramificações sociais, urbanas, econômicas
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
Citação: RICHARD, Alain-Martin. Quando o espetacular desaparece no desejo do outro. Tradução de: LIMA, João Miguel Diógenes de Araújo. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 18-26, 2017.
Resumo: A manoeuvre artística é para ser conduzida em espaço público. Devemos recordar, já desde o início, que as ramificações sociais, urbanas, econômicas, estéticas e até mesmo éticas desse desejo de envolver o espaço público têm coexistido há muito tempo com a arte convencional e institucional. As manoeuvres, que tomam como base uma vontade de se liberar da arte preservada e validada de museus e galerias, brotaram praticamente por todo o Québec como parte de uma tendência da arte a transbordar na participação e na festividade do espírito comunitário e coletivo dos anos 60 e 70. Numa breve genealogia, dever-se-ia mencionar que muitos projetos de action art com intenções similares à manoeuvre podem ser encontrados nos anos 80. O que tais projetos tinham em comum era que se desenrolavam em espaços abertos, onde atividades cotidianas eram realizadas, para além daqueles lugares reservados para a arte. Questionavam, assim, o status do “objeto artístico” por meio de manoeuvres – por operações envolvendo intrusão social, interferência nas práticas normais e um redirecionamento do curso da vida cotidiana, em que a importância está no processo e na experiência estética, como formas de agitar as coisas. A arte se tornou parte de uma dinâmica de fluxo; sem um objeto acabado, seria relegada ao nível de um artefato a ser lembrado, se ao menos continuasse a existir. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33298
ISSN: 2594-5491
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jmdalima2.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.