Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33299
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Brasil, além do ressentimento
Autor(es): Oliveira, Carmen Silveira de
Palavras-chave: Subjetivação brasileira;Marcas;Capitalismo;Niilismo
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
Citação: OLIVEIRA, Carmen Silveira de. Brasil, além do ressentimento. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 62-83, 2017.
Resumo: Os modos de subjetivação brasileira são aqui analisados, tendo como foco os velhos motes depreciativos acerca do país e de seus habitantes, queixas em plena atividade ainda hoje. Nesta cartografia, destacamos colonizador e colono como marcas, que não devem ser essencializadas, mas pesquisadas em suas atualizações. De um lado, elas se atualizam num circuito niilista comandado por forças reativas, que redundam num modo dramático de subjetivação, de onde emerge a produção de enunciados queixosos acerca dos brasileiros e do país. Por outro lado, encontramos a atualização de tais marcas num modo trágico de subjetivação, que aparece como uma capacidade de criar e recriar a si e ao mundo. O estudo não propõe um par antitético, o bom e o mau Brasil, mas acentua a necessidade de desinflar o niilismo como resistência à máquina capitalística no país, em tempos de globalização.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33299
ISSN: 2594-5491
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_csoliveira.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.