Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33358
Tipo: TCC
Título: Biologia populacional e pesca do polvo, Octopus insularis Leite & Haimovici, 2008 na praia da Pedra Rachada, Paracuru, Ceará
Autor(es): Outeiral, Mirgon Conde
Orientador: Matthews-Cascon, Helena
Palavras-chave: Pesca;Polvo;Octopus insularis
Data do documento: 2011
Citação: OUTEIRAL (2011)
Resumo: O Brasil possui grandes regiões consteiras e litorâneas que apresentam diversificada variedade de ecossistemas produtivos do ponto de vista de recursos naturais renováveis, onde entre estes recursos, os pesqueiros possibilitam a sobrevivência de importantes populações humanas. Podendo ser encontrados em diversas regiões do litoral, tal como os recifes de coral e recifes de arenito ("beach rocks"). A pesca de cefalópodes tem sido uma importante alternativa para a pesca tradicional, onde os principais estoques de peixes e camarões encontram-se sobreexplotados. O objetivo principal desse trabalho é descrever a biologia populacional e a pesca do polvo, Octopus insularis LEITE & HAIMOVICI (2008) na praia da Pedra Rachada, Paracuru, Ceará. Esta praia é caracterizada pela presença dos beach rocks, que funcionam como obstáculo natural de proteção da pria contra os processos erosivos e abrigo natural para uma ampla diversidade de organismos marinhos, além de sua importância econômica, social e turística. Durante o período de janeiro a outubro de 2011, foram realizadas mensalmente visitas para a área de coleta, nas marés de sizígia, para a coleta dos polvos na hora da baixa-mar. O presente trabalhao possibilitou a descrição da área de estudo, descrição da pescaria, análise da estrutura da população e análise socioeconômica da pesca na região.
Descrição: OUTEIRAL, Mirgon Conde. Biologia populacional e pesca do polvo, Octopus insularis Leite & Haimovici, 2008 na praia da Pedra Rachada, Paracuru, Ceará. 2011. 52 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33358
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_mcouteira.pdf35,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.