Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3356
Título: Porque se nóis não agir o pudê não sabe se nóis isiste nu mundo: O MEB e o Dia do Senhor em Sobral (1960 - 1980).
Autor(es): Bezerra, Viviane Prado
Orientador(es): Pereira, Adelaide Maria Gonçalves
Palavras-chave: Igreja Católica
Movimentos Populares
Camponeses
Ceará
Catholic church
Popular Movements
Farmers
Ceara
Obras da igreja junto aos trabalhadores rurais – Sobral(CE) – 1960-1980
Igreja e educação – Sobral(CE) – 1960-1980
Igreja e problemas sociais – Sobral(CE) – 1960-1980
Movimentos sociais – Sobral(CE) – 1960-1980
Data do documento: 2008
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Bezerra, V. P.; Pereira, A. M. G. (2008)
Resumo: Esta dissertação estuda o Movimento de Educação de Base - MEB e o Movimento do Dia do Senhor, na Diocese de Sobral – Ceará, no período de 1960 a 1980, no contexto do Concílio Vaticano II. O estudo aborda as experiências de alfabetização e evangelização de camponeses, observando o discurso de libertação e a pedagogia de Educação Popular. Aborda os Movimentos no quadro de outras experiências de trabalhadores rurais, bem como seus projetos político-pedagógicos. Ressalta-se o impacto da programação radiofônica do MEB e o material educativo produzido no âmbito dos cursos de formação e as cartas comunitárias como elementos de conquista da palavra. Como parte do projeto do Dia do Senhor, com ênfase na conquista da autonomia dos camponeses, o estudo destaca os depoimentos e a escrita dos trabalhadores, onde a conscientização e libertação dos pobres constituem a idéia-força, problematizando a fala e a escrita do povo como elementos de autonomia, “reivindicação existencial” e luta coletiva.
Descrição: BEZERRA, Viviane Prado. Porque se nóis não agir o pudê não sabe se nóis isiste nu mundo: o MEB e o dia do Senhor em Sobral (1960 - 1980). 2008. 221 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3356
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_vpbezerra.pdf6,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.