Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33677
Tipo: Tese
Título: O pictórico na poesia cabo-verdiana: dos claridosos a Kiki Lima
Autor(es): Oliveira Júnior, José Leite de
Orientador: Dantas, Elisalva de Fátima Madruga
Palavras-chave: Vivência artística ambivalente;Poesia e a pintura;Romance
Data do documento: 2009
Citação: Oliveira Júnior, J. L.; Dantas, E. F. M. (2009)
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma vivência artística ambivalente. Ao longo de mais de duas décadas, temos atendido a uma espécie de motivação pendular, que sempre varia entre a poesia e a pintura. Os primeiros poemas, escritos na adolescência, coincidiram com os primeiros trabalhos autodidáticos em óleo sobre tela; durante a licenciatura em Letras, ocorreram as primeiras exposições coletivas; na pós-graduação em Licenciatura Comparada, já havíamos participado de muitas exposições coletivas e realizado exposições individuais. A primeira síntese acadêmica dessa dupla inclinação estética apareceria no ensaio O Pictórico em Luzia-Homem, em que estudamos o romance capital de Domingos Olímpio numa relação semiótica com a pintura. [...]
Descrição: OLIVEIRA JÚNIOR, José Leite de. O pictórico na poesia cabo-verdiana: dos claridosos a Kiki Lima. 2009. 137f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Letras, João Pessoa (PB), 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33677
Aparece nas coleções:DLV - Teses defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tese_jloliveirajunior.pdf7,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.