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Tipo: TCC
Título : As concepções de deficiência dos discentes de Secretariado Executivo
Autor : Oliveira, Magally Diniz de
Tutor: Silva, Joelma Soares da
Palabras clave : Secretariado;Estudantes universitários - Ceará;Deficientes;Percepção
Fecha de publicación : 2012
Citación : OLIVEIRA, Magally Diniz de. As concepções de deficiência dos discentes de Secretariado Executivo. 2012. 77 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as concepções de deficiência dos discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. A investigação foi feita por meio de fontes bibliográficas e pesquisa de campo com 75 discentes de Secretariado Executivo. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o Inventário de Concepções de Deficiência (ICD) desenvolvido por Carvalho-Freitas (2007). As informações provenientes dos inventários respondidos deram origem a um banco de dados que foi analisado com a utilização do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados apontaram que os discentes percebem a deficiência como uma condição humana que deve ser respeitada e a sociedade deve se adaptar para incluir todos, destacou-se a predominância da matriz de inclusão e constatou-se que os discentes que possuem parentes e não convivem com pessoas portadora de deficiência tendem a acreditar mais na capacidade das mesmas.
Abstract: This research aimed to investigate the Ceará Federal University students’ conceptions of disability in the Executive Secretariat program. The investigation was done through bibliographic sources and field research with seventy-five Executive Secretariat students. The ICD – Inventário de Concepções de Deficifiência (Disability Conceptions Inventory) developed by Carvalho-Freitas (2007) was used as a data collection tool. The information derived from the inventories yielded a database which was analyzed though the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software. The results demonstrated that the students perceive disability as a human condition which has to be respected, and society has to adapt itself so as to include everyone. It was pointed out the predominance of the inclusive matrix and concluded that the students who have relatives and do not live with persons with disabilities tend more to believe in them.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33855
Aparece en las colecciones: SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

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