Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33913
Tipo: TCC
Título: Desempenho da tilápia-do-Nilo em cultivo integrado com Spirulina platensis durante a fase de reversão sexual
Autor(es): Marques, Daniele Ferreira
Orientador: Farias, Wladimir Ronald Lobo
Palavras-chave: Tilápia (Peixe);Peixes - Reprodução;Engenharia de pesca
Data do documento: 2009
Citação: MARQUES, Daniele Ferreira. Desempenho da tilápia-do-Nilo em cultivo integrado com Spirulina platensis durante a fase de reversão sexual. 2009. 37 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho, o fator de condição (Ka), a sobrevivência (%), a eficiência da reversão sexual e a qualidade da água para tilápia-do-Nilo, Oreochromis niloticus, cultivada em diferentes densidades de estocagem na presença e ausência da microalga Spirulina platensis durante o período de reversão sexual. As densidades de 5 e 10 indivíduos L-1 foram denominadas de baixa e alta densidade, respectivamente. As larvas foram provenientes de coleta total em hapas de reprodução, contadas e distribuídas em doze tanques circulares de fibra de vidro com volume útil de 100 L e aeração constante. Para inocular a Spirulina platensis nos seis tanques referentes aos tratamentos com a microalga, esta foi filtrada em malha de 60 pm e adicionada à água de cultivo em volume suficiente para atingir uma densidade celular de 2.300 tricomas mL-1. A ração com o hormônio 17 a-metiltestosterona foi administrada quatro vezes ao dia e a quantidade ofertada foi de 25% da biomassa total, durante 21 dias. A temperatura, a concentração de oxigênio dissolvido e o pH da água dos tanques foram obtidos diariamente. As análises de amônia total (NH3/NH4+), nitrito (NO2), nitrato (NO3+ ) e fosfato (P043-) foram feitas semanalmente em laboratório. As biometrias foram realizadas a cada sete dias, utilizando-se 2% da população inicial, para acompanhar o desenvolvimento das pós-larvas e ajustar a quantidade de ração a ser ofertada. Os níveis de compostos nitrogenados e fosfatados, de uma maneira geral, se mostraram acima dos recomendados para a tilápia-do-Nilo. As médias de peso e comprimento ao final do experimento foram de 0,1243 ± 0,016 a 0,2743 ± 0,039 g e 1,959 ± 0,082 a 2,582 ± 0,125 cm, respectivamente, sendo os maiores valores encontrados para os tratamentos com a presença de S. platensis. O fator de condição foi semelhante entre os tratamentos e apresentou valores entre 1,631 ± 0,048 e 1,902 ± 0,0,082. A sobrevivência ao final do experimento foi de 85,18, 48,19, 73,12 e 74,18%, para os tratamentos alta densidade sem S. platensis, alta densidade com S. platensis, baixa densidade sem S. platensis e baixa densidade com S. platensis, respectivamente. A eficiência da reversão sexual encontrada para os diferentes tratamentos foi de 100%. O estudo mostrou que o desempenho da tilápia-do-Nilo revertida na presença de S. platensis foi significativamente maior quando comparada aos tratamentos sem a referida microalga.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33913
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tcc_dfmarques.pdf35,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.