Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3393
Título: A sétima cidade: trajetórias e experiências dos primeiros moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter
Título em inglês: La septième ville: trajectoires et expériences des premiers résidents du Logement Maire Joseph Walter.
Autor(es): Olímpio, Marise Magalhães
Orientador(es): Rios, Kênia Sousa
Palavras-chave: Conjunto Prefeito José Walter(Fortaleza,CE) - Condições sociais
Conjunto Prefeito José Walter(Fortaleza,CE) - Usos e costumes
Migração rural-urbana - Conjunto Prefeito José Walter(Fortaleza,CE)
Habitação popular - Conjunto Prefeito José Walter(Fortaleza,CE)
Brasil - História - 1964-1985
Data do documento: 2011
Citação: Olímpio, M. M. ; Rios, K. S. (2011)
Resumo: Na segunda metade do século XX, Fortaleza, assim como as outras capitais do Brasil, apresentou um rápido crescimento demográfico ocasionado pela aceleração das migrações campo-cidade. Este, por sua vez, veio a agravar o problema de déficit habitacional no país, motivando a construção de grandes conjuntos habitacionais espacialmente planejados, dentre eles o Conjunto Habitacional Prefeito José Walter. Nosso objetivo é observar como se dava a interação entre a cultura dos moradores e o novo espaço de morada. Nosso diálogo estendeu-se a sociólogos, geógrafos e antropólogos na tentativa de compreender melhor o Conjunto como um espaço de tensão entre o planejado e o vivido. Como fontes, utilizamos tanto as orais, oriundas de entrevistas com os primeiros moradores, quanto as escritas, sobretudo jornais, procurando realizar um cruzamento entre elas respeitando suas respectivas metodologias. Dentre outros documentos, demos destaque àqueles produzidos pelas entidades à frente deste processo: o Banco Nacional da Habitação e a Companhia de Habitação do Ceará.
Descrição: OLÍMPIO, Marise Magalhães. A sétima cidade: trajetórias e experiências dos primeiros moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter. 2011. 164f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3393
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_MMOlimpio.pdf6,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.