Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33960
Title in Portuguese: “Entretantos: conversações sobre violências contra jovens em territórios urbanos” ch00.2015pj0272)
Author: Costa, Aldemar Ferreira da
Capaverde, Sarah Rabelo
Silva, Dagualberto Barboza da
Gomes Neto, Carlos Alberto Ferreira
Barros, João Paulo Pereira
Keywords: Violência
Juventude
Modos de subjetivação
Issue Date: 2016
Citation: COSTA, A. F. d.; CAPAVERDE, P. H.; CAVALCANTE, S. R.; SILVA, D. B. d.; GOMES NETO, C. A. F.; BARROS, J. P. P. (2016)
Abstract in Portuguese: O projeto “EntreTantos: Conversações sobre violências contra jovens em territórios urbanos” é uma atividade de extensão vinculada ao "Grupo de Pesquisa e Intervenção sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação" (VIESES-UFC), ligado ao departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto tem como objetivo geral criar espaços de problematizações acerca de violências contra jovens, a partir de intercessões entre integrantes da universidade, coletivos juvenis, movimentos sociais e organizações que atuam com juventudes. Especificamente objetiva-se cartografar estes coletivos e suas práticas de resistência às violências e violações de direitos de jovens que habitam territórios periféricos de Fortaleza. Produzir compartilhamentos de análises e ferramentas metodológicas entre integrantes da universidade e participantes de coletivos juvenis e potencializar intervenções micropolíticas de movimentos sociais, coletivos e organizações da cidade, por meio do aprofundamento de debates sobre violências contra jovens em contextos urbanos. Metodologicamente, o projeto possui três eixos de ação: cartografia de coletivos juvenis, movimentos sociais e organizações ligadas à atuação com juventudes. Rodas de conversações com coletivos, movimentos sociais e organizações sociais sobre temas ligados à questão da violência contra jovens. Ciclos de debate sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação, articulando integrantes da universidade e atores sociais da cidade. Por fim, com tal projeto de extensão, pretende-se desenvolver nos estudantes envolvidos tais aspectos: maior conhecimento das possibilidades de inserção da Psicologia no enfrentamento de violências; autonomia e pró-atividade no desenvolvimento de atividades, capacidade de trabalho em equipe e de co-engendramento de aspectos teóricos e práticos, capacidade de diálogo com atores sociais da cidade e competência para operar com dispositivos grupais.
Description: COSTA, Aldemar Ferreira da; et al. “entretantos: conversações sobre violências contra jovens em territórios urbanos” ch00.2015pj0272). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33960
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_afcosta.pdf51,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.