Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33963
Tipo: Resumo
Título: Seara no espaço - O jogo (Seara da Ciência prex: rn.2012.pg.0123)
Autor(es): Assis, Alehff Einstein Costa de
Fernandes, Cesar Rodrigues
Palavras-chave: Python;Astronomia;Jogos de ciências
Data do documento: 2016
Citação: ASSIS, A.E.C.d.; FERNANDES, C.R. (2016)
Resumo: A Seara da Ciência, órgão da Universidade Federal de Ceará (UFC) tem como objetivo a divulgação e a popularização da ciência. A Astronomia está entre as ciências contempladas nesse projeto. Um curso básico de astronomia, experimentos no salão de exposição envolvendo gravitação, observatório astronômico aberto ao público e nesse semestre ocorre a I Seara Space Week, evento local filiado a um evento internacional: a World Space Week. Em complemento aos experimentos do salão de exposição, bem como ao evento de, foi desenvolvido um jogo em linguagem Python no qual aprende-se sobre o sistema solar: composição química dos planetas, gravidade, períodos de rotação e translação, entre outras informações. A escolha da linguagem se deu por sua versatilidade e paradigma de orientação a objeto, o que a torna uma linguagem poderosa e moderna. Uma biblioteca python apropriada à criação de jogos, a Pygame, foi utilizada no desenvolvimento do jogo, o que, naturalmente, acelerou o processo. O personagem principal do jogo é o próprio mascote da Seara da Ciência, o angaturim, baseado no Angaturama Limai, um dinossauro que viveu no Ceará. Através dele, o estudante poderá explorar diversos lugares e situações diferentes, encontradas no sistema solar. Para cada astro há um pequeno desafio, correspondente às suas características predominantes. O lançamento do jogo se dará na I Seara Space Week e será disponibilizado ao público no salão de exposição da Seara da Ciência.
Descrição: ASSIS, Alehff Einstein Costa de; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Seara no espaço - o jogo (seara da ciência prex:rn.2012.pg.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33963
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_aecassis.pdf49,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.