Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33994
Tipo: TCC
Título: A relação entre consumo de energia, emissão de co2 e crescimento econômico no Brasil: análises para o período de 2000 a 2013
Autor(es): Firmiano, Marília Rodrigues
Orientador: Irffi, Guilherme Diniz
Palavras-chave: Energia - Consumo;Desenvolvimento econômico - Brasil;Meio ambiente
Data do documento: 2015
Citação: FIRMIANO, Marília Rodrigues. A relação entre consumo de energia, emissão de co2 e crescimento econômico no Brasil: análises para o período de 2000 a 2013. 2015. 46 f. TCC (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: O presente trabalho avalia a relação entre consumo de energia, emissão de CO2 e o nível econômico dos Estados brasileiros. Um fato estilizado é que o crescimento econômico provoca diversas transformações em uma sociedade, sejam elas sociais e/ou ambientais, tais impactos tem sido o foco de diversos estudos, dentre estes o proposto por Grossman e Krueger (1995) que trata da relação entre crescimento econômico e meio ambiente, esta seria representada por uma função na forma de U-invertido, tal hipótese ficou conhecida como Curva de Kuznets Ambiental (CKA). Predizer o comportamento de tal relação em distintas sociedades para um longo periodo de tempo, significa avaliar a presença de convergência, através do nível de intensidade, que trata da razão entre emissão de CO2 ou consumo de energia e crescimento econômico. Estudos como os de Sala-I-Martin (1991) que propôs a distinção entre Beta e Sigma convergência, cujo o primeiro trata se economias de baixo nível podem alcançar as economias de alto nível, devido a sua elevada taxa de crescimento da intensidade, já o segundo termo trata se tais sociedades tendem a convergir para um mesmo nível. Para analisar a relação entre o consumo de energia, emissão de CO2 e o nível econômico dos Estados brasileiros fez-se necessário construir uma série de emissão de CO2 e consumo de energia a partir dos derivados do petróleo para as Unidades da Federação, além de avaliar a relação entre emissão de CO2 e crescimento econômico a partir da teoria da Curva de Kuznets Ambiental. Em termos de análise, propôs verificar a existência de convergência de emissão de CO2 e consumo de energia no longo prazo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33994
Aparece nas coleções:FINANÇAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_ mrfirmiano.pdf805,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.