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Título: Joaquim Nogueira, práticas de leituras no Instituto de Humanidades de Fortaleza, edições escolares e a cultura cearense nas três primeiras décadas do Século XX
Título em inglês: Joaquim Nogueira, practice readings at the Instituto de Humanidades of Fortaleza, Ceará scholarly editions and culture in the first three decades of the twentieth century
Autor(es): SILVA, Ana Glória Lopes da
Orientador(es): LEÃO, Andréa Borges
Palavras-chave: Edições Escolares
História do livro e da leitura no Ceará
Joaquim Nogueira
Cotidiano no Instituto de Humanidades
School Issues
History of Books and Reading in Ceará
Joaquim Nogueira
Everyday in Instituto de Humanidades
Livros didáticos - Estudo e ensino(Primário) - Fortaleza(CE) - Séc.XX
Livros e leitura - Estudo e ensino(Primário) - Fortaleza(CE) - Séc.XX
Nogueira,Joaquim da Costa,1866-1935
Instituto de Humanidades de Fortaleza
Fortaleza(CE) - Usos e costumes - Séc.XX
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, A. G. L. ; LEÃO, A. B. (2010)
Resumo: O trabalho de tese resulta da pesquisa sobre os livros que tratam da cultura cearense para a escola básica, no Ceará, nas três primeiras décadas do século XX. Para tanto, partiu-se das experiências e das edições escolares produzidas por Joaquim Nogueira e utilizadas por professores e alunos do Instituto de Humanidades. Nesse período, o diretor, do mais tarde denominado Colégio Nogueira, publicava diversas edições de caráter didático como o Baralho Aritmético, as Lições progressivas de primeiras letras, o Jornal Bandeirantes, a Revista Escolar e o livro de leitura Anno Escolar. A constituição de sentidos, práticas, apropriações e estratégias do editor para compor e manter as suas edições é a problemática que emerge tanto por meio da análise das leituras dos alunos quanto da organização do livro Anno Escolar. A história cultural do livro e da leitura, notadamente as contribuições de Roger Chartier, Michel de Certeau, Daniel Fabre, Alain Choppin, Anne-Marie Chartier e Jean Hébrard, inspiram o trabalho de construção teórica e abordagem metodológica. As produções da historiografia brasileira do livro e da leitura, a exemplo das pesquisas de Tania Regina de Luca, Arlette Medeiros Gasparello e Circe Maria Bittencourt, também são fundamentais para este trabalho e abordagem. As fontes utilizadas são: o Livro de Partes do Colégio Nogueira, o livro Vida Escolar do Colégio Nogueira, a Revista Escolar do Instituto de Humanidades, o livro Anno Escolar do Instituto de Humanidades, o Jornal do Ceará, entre outras.
Abstract: The thesis results of research on the books dealing with the culture of Ceará for the basic school, in Ceará in the first three decades of the twentieth century. For this purpose, came from experiences and scholarly editions produced by Joaquim Nogueira and used by teachers and students of the Institute of Humanities. During this period, the director, later known as Colégio Nogueira, publishing several editions of didactic as Baralho Aritmético, Lições progressivas de primeiras letras, Jornal Bandeirantes, Revista Escolar and the book reading Anno Escolar. The constitution of meanings, practices, strategies of appropriation and editor to write and keep their issues is the problem that emerges both through analysis of readings from the students and the organization of the book Anno Escolar. The cultural history of books and reading, especially the contributions of Roger Chartier, Michel de Certeau, Daniel Fabre, Alain Choppin, Anne-Marie Chartier and Jean Hébrard, inspired by the work of building theoretical and methodological approach. The productions of the brazilian historiography of books and reading, like the works of Tania Regina de Luca, Arlette Medeiros Gasparello and Circe Maria Bittencourt, are also needed for this work and approach. The sources used are the Livro de Partes do Colégio Nogueira, the book Vida Escolar do Colégio Nogueira, the Revista Escolar do Instituto de Humanidades, the book Anno Escolar do Instituto de Humanidades, the Jornal do Ceará, among others.
Descrição: SILVA, Ana Glória Lopes da. Joaquim Nogueira, práticas de leituras no Instituto de Humanidades de Fortaleza, edições escolares e a cultura cearense nas três primeiras décadas do Século XX. 2010. 233f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3408
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