Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34148
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores relacionados à detecção de displasia em pacientes com esôfago de Barrett longo do Hospital Universitário Walter Cantídio
Autor(es): Rios, Nikaelle Ximenes
Guimarães, Danilo Frota
Melo, Isabele de Sá Silveira
Ponte, Cynthia Aben Athar
Franco, Luciano Monteiro
Souza, Miguel Ângelo Nobre e
Souza, Marcellus Henrique Loiola Ponte de
Palavras-chave: Esôfago de Barrett;Endoscopia;Neoplasias Esofágicas
Data do documento: Abr-2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Medicina da UFC
Citação: RIOS, N. X. et al. Fatores relacionados à detecção de displasia em pacientes com esôfago de Barrett longo do Hospital Universitário Walter Cantídio. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 58, n. 2, p. 36-40, abr./jun. 2018.
Resumo: Introdução: pacientes com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) têm de 10 a 15% de chance de desenvolver esôfago de Barrett. Este pode evoluir para displasia e adenocarcinoma esofágico. Objetivo: avaliar fatores relacionados à detecção de displasia em pacientes com esôfago de Barrett longo. Metodologia: estudo retrospectivo com análise de informações de 18 pacientes com diagnóstico de esôfago de Barrett longo, colhidas de bancos de dados dos serviços de Endoscopia e Patologia e prontuários do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC), no período de 2010 a 2015. Os pacientes foram divididos em dois grupos para comparação, grupo sem displasia (N=11) e grupo com displasia/adenocarcinoma (N=7). Resultados: do total de 18 pacientes com esôfago de Barrett longo no HUWC, 72% eram do sexo masculino, 47% tinham mais de 50 anos, 64% apresentavam sintomas típicos de DRGE, 23% eram tabagistas, 77% tinha hérnia hiatal, 50% realizaram fundoplicatura. Não houve diferenças estatísticas destas características entre o grupo com e sem displasia. Entretanto, o grupo com displasia teve uma média de 5 endoscopias/paciente, enquanto o grupo sem displasia teve apenas 2 endoscopias/paciente(p<0,05). Conclusão: O maior número de endoscopias realizadas foi um fator relacionado à maior detecção de displasia/adenocarcinoma em pacientes com esôfago de Barrett no HUWC-UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34148
ISSN: 0100-1302
Aparece nas coleções:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_nxrios.pdf695,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.