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Tipo: Dissertação
Título: Falas oblíquas: O engodo da Palavra em Tutameia (terceiras estórias), de João Guimarães Rosa
Título em inglês: O blique Speeches: the Lure of the Word in "Tutameia (terceiras estórias)" by João Guimarães Rosa.
Autor(es): Melo, Diana Oliveira de
Orientador: Bylaardt, Cid Ottoni
Palavras-chave: Literatura Comparada;Escrita;Palavra;Morte;Engodo;Tutameia;Rosa,João Guimarães,1908-1967.Tutaméia - Crítica e Interpretação;Análise do Discurso Literário;Morte na Literatura;Decepção na Literatura;Writing;Word;Death;Deception;Tutameia
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: MELO, Diana Oliveira, Falas oblíquas: o engodo da palavra em Tutameia (terceiras estórias), de João Guimarães Rosa. 2011. 109f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2011.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a obra "Tutameia –Terceiras Estórias", de João Guimarães Rosa, a partir de uma perspectiva sobre o engodo da palavra literária, e de como seus meandros tecem e elaboram a escrita. O estudo será mais detalhado a partir de três narrativas previamente escolhidas, intituladas “Hiato”, “João Porém, o criador de perus” e “Antiperipleia”. E é com base no pensamento do escritor francês Maurice Blanchot, que analisaremos a construção da escrita de Rosa diante de aspectos alicerçados por questões como: a impossibilidade da morte no espaço literário, a busca pela origem da palavra como direcionamento da escrita, a instabilidade e a fragmentação da narrativa, que nos conduz a uma imprecisão, bem como a ausência de ordem que se estabelece no universo literário, a que a escrita se submete, dentre outros aspectos. E é através dessas considerações que teceremos comentários a respeito das falas na construção dessa escrita, em que o espaço habitual da palavra, sempre disposto aos estabelecimentos de soluções críveis e de discursos que procuram ater-se ao verídico, encontra o ficcional, que se associa ao lúdico e ao fingimento, forças oriundas da linguagem literária, a desestabilizar tentativas de veracidade.
Abstract: This works aims at analyzing the production Tutameia – Terceiras Estórias, by João Guimarães Rosa, from a perspective on the lure of the literary word, and how to weave its intricacies and elaborate writing. The study will be more detailed narratives from three previously chosen, entitled “Hiato”, “João Porém, o criador de perus” and “Antiperipleia”. It is based on the thought of the french writer Maurice Blanchot, we will examine the construction of Rosa’s written on aspects of grounded by issues such as: the impossibility of death in the literary space, the search for the origin of the word as written direction of the instability and the fragmentation of narrative, which leads to an inaccuracy, and lack of order is established in the literary universe, that the writing is submitted, among other things. It is through these considerations that we commented on the speeches in the construction of this writing, in which the regular venue of the word, always willing to establishments credible solutions and speeches looking to stick to the true, is the fictional, which is associated the ludic and the pretence, forces arising from the literary language, attempts to destabilize the truth.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3420
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