Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3423
Título: A Saga do Burro e do Boi: Um Estudo de o Burrinho Pedrês e Conversa de Bois, de João Guimarães Rosa
Título em inglês: The History of a Donkey and an Ox: A Study of "O Burrinho Pedrês" e "Conversa de Bois", de João Guimarães Rosa
Autor(es): Ferreira, Kelly Cristina Medeiros
Orientador(es): Cavalcante, Maria Neuma Barreto
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Homem-natureza
Animais
Crianças
Rosa,João Guimarães,1908-1967.O burrinho pedrês - Crítica e Interpretação
Rosa,João Guimarães,1908-1967.Conversa de bois - Crítica e Interpretação
Animais na Literatura
Crianças na Literatura
Natureza na Literatura
Nature Man
Animals
Children
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: FERREIRA, K. C. M. ; CAVALCANTE, M. N. B. (2009)
Resumo: João Guimarães Rosa definia-se como um homem do sertão e mostrava-se fortemente ligado à terra. Ao longo de sua monumental obra encontramos densos registros sobre essa ligação. Em 1965, revela em entrevista a Gunter W. Lorenz seu peculiar interesse por animais, diplomacia, religiões e idiomas. A biografia do escritor não se dissocia da obra. Dessa forma, evidencia-se em O burrinho pedrês e Conversa de bois - o tratamento conspícuo dispensado aos bichos. Assim sendo, procederemos a um exame das referidas novelas de Sagarana tendo como escopo a estreita relação do homem com a natureza e, mais detidamente, com os animais. Para tanto, utilizaremos textos teóricos que versem acerca da inserção humana em ambiente natural - entre eles os de Leonardo Boff e Nancy Mangabeira Unger - e literários - mitos gregos e latinos e lendas indígenas. Veremos ainda que as novelas selecionadas para análise apresentam crianças e animais. Esses seres interligam-se e vivenciam a atuação de forças sobre-humanas em suas vidas. Ao longo do trabalho relacionaremos ao tema de nossa pesquisa os desdobramentos da autodefinição de Rosa supramencionada em sua existência (infância em Cordisburgo, vida doméstica no Rio de Janeiro, viagens ao exterior e ao interior de Minas Gerais, passeios) e obra (novelas de Sagarana, sobretudo).
Descrição: FERREIRA, Kelly Cristina Medeiros. A saga do burro e do boi: um estudo de O burrinho pedrês e Conversa de bois, de João Guimarães Rosa. 2009. 116f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3423
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DIS_KCMFERREIRA.pdf632,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.