Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3424
Título: Massa Para Biscoito e Biscoito Para a Massa: Tensões Entre Expressão e Construção na Poética Leminskiana
Autor(es): Moreira, Paula Renata Melo
Orientador(es): Pires, André Monteiro Guimarães Dias
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Paulo Leminski
Poesia Marginal
Concretismo
Leminski,Paulo,1944-1989 - Crítica e Interpretação
Poesia concreta brasileira - História e Crítica - Séc.XX
Paulo Leminski
Poésie Marginale
Concretisme
Data do documento: 2006
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: MOREIRA, P. R. M. ; PIRES, A. M. G. D. (2006)
Resumo: Uma das possíveis compreensões da produção de Paulo Leminski recai na leitura das tensões a partir das quais esta é composta. Entre elas, a mais perceptível e frutífera é justamente a que se estabelece entre “expressão” e “construção”. Leminski traz em sua produção diversas questões que podem tematizar a atitude do poeta contemporâneo, entre elas, a consciência de seu próprio fazer. No caso do curitibano, essa consciência é atravessada por uma percepção de algo além da consciência, o “acaso”. Muitas vezes entendido como dicotomia, o par “consciência/ acaso” atua na produção de Leminski como uma tensão geradora de novas possíveis leituras. As tensões parecem ser, na produção leminskiana, uma recorrência que pode oferecer novas possíveis interpretações e vias de acesso àquele que é considerado hoje um dos textos mais inquietantes da poesia contemporânea. Nosso estudo busca, a partir de uma análise discursiva das categorias que compõem a enunciação da obra de Leminski, confrontar pólos tensionados da produção deste autor. Para tanto, propomos caminhar por uma poética leminskiana, atravessando o movimento concretista e o marginal, sem, no entanto, fixarmo-nos neles. A busca de um terceiro lugar originado dessas tensões pode se configurar como um dos pontos de fuga para a solução binária engendrada sempre que a literatura sai do campo exclusivamente lingüístico e parte para o terreno intersemiótico.
Descrição: MOREIRA, Paula Renata Melo. Massa para biscoito e biscoito para a massa: tensões entre expressão e construção na poética Leminskiana. 2006. 120f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3424
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_DIS_PRMMOREIRA.pdf395,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.