Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3425
Título: O Riso Ausente: Desenho de Infâncias em Seis Contos de Moreira Campos: Infância, A Catita, Os Meninos, Olhos espantados, estrela Vésper, A Matutina e Cassiano
Título em inglês: Laughter absent: childhood drawing in six tales Moreira Campos: Childhood, The quaint, boys, astonished eyes, Vesper Star, The morning and Cassiano
Autor(es): Silva, Marilde Alves da
Orientador(es): Coutinho, Fernanda Maria Abreu
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Criança
Imagem
Discurso
Narrador
Campos,Moreira,1914-1994 – Personagens
Campos,Moreira,1914-1994 – Crítica e Interpretação
Infância na Literatura
Crianças na Literatura
Contos brasileiros – Ceará
Key-words: Child
Image
Discourse
Narrator
Data do documento: 2008
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, M. A. ; COUTINHO, F. M. A. (2008)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma ocorre a construção de um discurso sobre infância na prosa de Moreira Campos, partindo dos contos: Infância e A Catita do livro As Vozes do morto (1963); Os meninos e Olhos Espantados do livro O Puxador de terço (1969); Cassiano e Estrela Vésper, A matutina do livro A Grande Mosca no copo de leite (1985), que compuserem o Corpus da pesquisa. Nossa hipótese é a de que a voz que constrói uma representação de infância pertença ao narrador, que assume os discursos diante do processo de esvaziamento discursivo pelo qual a personagem infantil passa. Ele traduz, como organizador e condutor dos discursos, uma visão do adulto sobre a criança, tendo em conta que em sua origem latina o termo infância e cognatos cobrem a idéia de ausência de fala, desse modo a infância é sempre um outro em relação àquele que a nomeia e a estuda (LAJOLO, 2006, p.229).
Abstract: This work aims to analyze how the construction of discourse about infancy occurs in Moreira Campos’ prose, starting from the stories: Infância and A Catita from the book As Vozes do morto (1963); Os meninos and Olhos Espantados from the book O Puxador de terço (1969); Cassiano and Estrela Vésper, A matutina from the book A Grande Mosca no copo de leite (1985), which composed the Corpus of the research. Our hypothesis is that the voice which builds an infancy representaton belongs to the narrator, who assumes the discourses in face of the process of discussive emptying the infant character has to go through. As an organizer and a conductor of the discourses, he translates the view of the adult about the child, considering that the term infancy and cognates in their latin origin mean absence of speech, thus, infancy is always another in relation to that one that names and studies it (LAJOLO, 2006, p.229).
Descrição: SILVA, Marilde Alves. O riso ausente: desenho de infâncias em seis contos de Moreira Campos: Infância, A catita, Os meninos, Olhos espantados, Estrela vésper, A matutina e Cassiano. 2008. 111f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3425
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_DIS_MASILVA.pdf749,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.