Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3427
Título: Heróis da Infância em "Menino de Engenho" e "Meus Verdes Anos" de José Lins do Rego
Autor(es): Sousa, Ana Paula Freitas de
Orientador(es): Coutinho, Fernanda Maria Abreu
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Heróis
Infância
Contos de Fadas
Rego,José Lins do,1901-1957.Menino de Engenho - Crítica e Interpretação
Rego,José Lins do,1901-1957.Meus verdes anos: memórias - Crítica e Interpretação
Infância na Literatura
Heróis na Literatura
Contadores de Histórias na Literatura
Contos de Fadas na Literatura
Héros
Enfance
Contes de Fées
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br:
Citação: SOUSA, A. P. F. ; COUTINHO, F. M. A. (2009)
Resumo: As obras de José Lins do Rego, que tratam da infância, apresentam heróis, personagens que são representados pelo avô e pelas contadoras de histórias, nos livros Menino de engenho e Meus verdes anos. Propomos, então, um estudo sobre a relação entre infância, heróis e contos de fadas, com o objetivo de verificar como a obra do referido autor ajuda a entender o universo infantil em nossos dias. Resumimos essa discussão em três etapas distintas: a primeira trata do autor, de sua relação com a temática da infância e da convivência com o avô, que é considerado por nós um dos heróis; a segunda parte centraliza a figura do contador de história, que se apresenta nas obras mencionadas, bem como na coletânea de contos infantis Histórias da velha Totônia; a terceira parte compõe-se de uma análise sobre a construção dos personagens-heróis e das variações dos contos de fadas. Achamos oportuno compararmos com algumas versões de Figueiredo Pimentel e de Monteiro Lobato. Desse modo, a presente dissertação propõe um estudo que pretende reconhecer os traços dos heróis, identificando quais deles são resguardados em nossos dias e ainda examinar a relação da criança com os contadores de histórias.
Descrição: SOUSA, Ana Paula Freitas. Heróis da infância em Menino de engenho e Meus verdes anos de José Lins do Rego. 2009. 115f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3427
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DIS_APFSOUSA.pdf844,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.