Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3428
Título: O Amor, O Preconceito e as Questões do Império no Romance Lucíola de José de Alencar.
Autor(es): Miranda Filho, Francisco
Orientador(es): Moraes, Vera Lúcia Albuquerque de
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Literatura
Romance
Amor
Preconceito
Império.
Alencar,José de,1829-1877.Lucíola – Crítica e Interpretação
Alencar,José de,1829-1877 – Personagens Mulheres
Amor na Literatura
Preconceitos e Antipatias
Mulheres na Literatura
Littérature
Roman
Amour
Préjugé
Empire.
Data do documento: 2007
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: MIRANDA FILHO, F. ; MORAES, V. L. A. (2007)
Resumo: Este trabalho tem por finalidade estudar o romance Lucíola de José de Alencar, destacando o amor, o preconceito, as questões do império entre outros temas. Nosso estudo fará um balanço dessas questões, deixando em aberto, outras possibilidades de avaliação, que não a nossa, para futuras pesquisas dessa grande obra. Mas, vale salientar que tentou trazer à lume, dentro dessa teia amorosa que permeia o romance, pontos que julgou necessários para uma boa compreensão de suas personagens, destacando os protagonistas Lúcia e Paulo. Em primeira estância, procurou destacar o projeto do escritor cearense, provando assim, a sua perspicácia e inteligência dentro do seu sonho de um projeto de nacionalização. Em segunda estância, destacou o amor e o preconceito, buscando entender, através da fortuna crítica de Alencar, o amor de Lúcia e de Paulo. Em terceira estância, procurou entender melhor a vida política e controvertida de Alencar. Assim sendo, compreendemos ter cumprido o nosso papel, qual seja, o de mostrar um pouco mais da beleza necessária da obra literária de Alencar, principalmente o seu projeto literário particular que são os seus romances. Ficando claro também, que muito ainda há por analisar nessa obra aqui estudada.
Descrição: MIRANDA FILHO, O Amor, o preconceito e as questões do Império no romance Lucíola de José de Alencar. 2007. 93f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3428
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_DIS_FMFILHO.pdf602,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.