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Tipo: Dissertação
Título: Acesso ao ensino superior no Ceará: a contribuição do Instituto Federal
Autor(es): Vieira, Magda Alves
Orientador: Monteiro, André Jalles
Palavras-chave: Ensino superior;acesso;Mesorregiões;Instituto Federal do Ceará
Data do documento: 2018
Citação: VIEIRA, Magda Alves. Acesso ao Ensino Superior no Ceará: a contribuição do Instituto Federal. 2018.115f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: O ensino superior teve avanços significativos nas duas últimas décadas, mas ainda é desafiador atingir a meta proposta pelo Plano Nacional de Educação. Algumas políticas públicas foram implantadas com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso, dentre elas a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Diversos estudos já foram realizados com foco no crescimento da educação superior no Brasil, mas qual o estado da arte quanto ao acesso no Ceará? Como está o acesso para esse nível considerando as mesorregiões do Estado? Qual a contribuição do Instituto Federal nesse processo? Tendo essas indagações como ponto de partida, esta pesquisa busca analisar a contribuição do Instituto Federal do Ceará na promoção do acesso ao ensino superior no Estado. Para a coleta de dados foram realizados os procedimentos da análise documental, com levantamento de dados secundários, através das informações disponíveis nas bases do INEP e IBGE. As variáveis analisadas foram: quantitativo de matrículas, cursos, instituições de ensino, áreas, municípios atendidos, projeção de população e PIB per capita, tendo como ano base 2016. A análise dos dados aponta que a predominância de matrículas é da categoria administrativa privada, com 66,5% do total. No entanto, considerando individualmente as mesorregiões, a oferta pública é superior em 4 (quatro), dentre as 7 (sete): Norte, Noroeste, Sul e Centro-Sul. O Instituto Federal do Ceará está presente nas 7 (sete) Mesorregiões do Estado com no mínimo 2 (dois) campi com cursos de graduação em cada. No decênio 2009-2018 já formou mais de 3.700 profissionais e vem contribuindo para atenuar o déficit de interiorização da educação superior, estando presente em 23 municípios, dos 31 que contam com Instituições de Ensino Superior.
Abstract: Higher education has made significant advances in the last two decades, but it is still challenging to achieve the goal proposed by the National Education Plan. Some public policies were implemented with the objective of increasing access opportunities, among them the expansion of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Several studies have already been carried out focusing on the growth of higher education in Brazil, but what is the state of the art regarding access in Ceará? How is access to this level considering the mesoregions of the State? What is the contribution of the Federal Institute in this process? Taking these questions as a starting point, this research seeks to analyze the contribution of the Federal Institute of Ceará in promoting access to higher education in the State. For the data collection were used the documentary analysis procedures, with secondary data collection, through the information available at the INEP and IBGE databases. The variables analyzed were: number of registrations, courses, educational institutions, areas, municipalities served, projection of population and GDP per capita, having as base year 2016. Data analysis shows that the predominance of enrollments is of the private administrative category, with 66.5% of the total. However, considering the mesoregions individually, the public offering is higher in 4 (four), among the 7 (seven): North, Northwest, South and Center-South. The Federal Institute of Ceará is present in 7 (seven) Mesoregions of the State with at least 2 (two) campuses with undergraduate courses in each. In the decade 2009-2018, it has graduated more than 3,700 professionals and has been contributing to reduce the deficit of higher education in interior State, being present in 23 municipalities, of the 31 that count on Institutions of Higher Education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34300
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