Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3435
Título: Afinidades e diferenças entre Elio Vittorini em Conversa na Sicilia e João Cabral de Melo Neto em Morte e Vida Severina
Título em inglês: Differences and similarities between Elio Vittorini in Conversations in Sicily and João Cabral de Melo Neto in Death and life of Severino.
Autor(es): Souza, Carlos Alberto
Orientador(es): Silva, Odalice de Castro
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Literatura Comparada
Contexto
Leitura
Melo Neto,João Cabral de,1920-1999 - Morte e Vida Severina - Crítica e Interpretação
Melo Neto, João Cabral de,1920-1999 - Visão Política e Social
Vittorini,Elio,1908-1966. Conversa na Sicília - Crítica e Interpretação
Vittorini,Elio,1908-1966. - Visão Política e Social
Regionalismo na Literatura
Literatura Comparada - Brasileira e Italiana
Literatura Comparada - Italiana e Brasileira
Compared Literature
Context
Reading
Data do documento: 2005
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: SOUZA, C. A. ; SILVA, O. C. (2005)
Resumo: Este trabalho visa estabelecer um confronto entre o romance Conversa na Sicília de Elio Vittorni e o poema Auto de Natal Pernambucano Morte e Vida severina de João Cabral de Melo Neto, tentando identificar os elementos que caracterizaram as afinidades e as diferenças entre ambos, vez que duas obras têm como pano de fundo a região de origem dos escritores, ou seja, a Sicília, no sul italiano e o nordeste brasileiro (Pernambucano) respectivamente, na tentativa de trazer à baila suas características sócio-culturais e o modus vivendi de sua gente massacrada pela ideologia dominante. Na tentativa de analisar as aproximações e as diferenças entre os dois autores em questão, procedeu-se ao exame da linguagem, das questões temáticas e ideológicas que possibilitaram a observância da estratificação social e cultural presente nas duas obras em apreço. Para tal, tomou-se por base a proposta teórica do tcheco Dionys Durisin por ser ele, entre os teóricos modernos, aquele que considera que a literatura comparada tem por objetivo a comparação do fenômeno literário versus fenômeno histórico sem levar em conta sua história específica. Tal estudo possibilitou uma visão profunda do poema Auto de Natal Pernambucano Morte e vida severina de João Cabral de Melo Neto, do ponto de vista comparativo, levando em conta as contingências culturais, econômicas, sociais e políticas nordestinas versus aquelas de Vittorini na Sicília, o que poderá despertar a curiosidade pela leitura da obra traduzida de Vittorini, e também contribuir para o acesso ao mundo de outra cultura, o que não deixa de ser uma função humanística da literatura comparada, além de ajudar a compreender os processos de construção de identidade entre as duas Literaturas: a brasileira e a italiana, tomando, como ponto de partida, a literatura regionalista, de acordo com o pensamento de Ana Pizarro.
Descrição: SOUZA, Carlos Alberto. Afinidades e diferenças entre Elio Vittorini em Conversa na Sicilia e João Cabral de Melo Neto em Morte e vida Severina. 2005. 283f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3435
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_DIS__CASOUZA.pdf21,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.