Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34419
Tipo: Tese
Título: Domesticação do perifíton no cultivo de juvenis de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
Título em inglês: Domestication of the periphyton in the cultivation of juvenile Nile tilapia (Oreochromis niloticus)
Autor(es): Silva, Jéssica Lucinda Saldanha da
Orientador: Sousa, Oscarina Viana de
Palavras-chave: Piscicultura;Biofilme;Probióticos
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Jéssica Lucinda Saldanha da. Domesticação do perifíton no cultivo de juvenis de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). 2018. 154 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O cultivo de organismos aquáticos em sistema com presença de perifiton é uma alternativa para a melhoria da sustentabilidade econômica e ambiental da aquicultura. A formação espontânea do perifiton é induzida pela introdução de substratos artificias ou naturais em tanques de cultivo que servem como suporte para agregação e crescimento de comunidades microbianas melhorando a qualidade da água e servindo como fonte suplementar de alimento natural. No entanto, a diversidade e dinâmica desses grupos bacterianos formadores do biofilme aderidos aos substratos imersos necessitam ser entendidos, possibilitando a manipulação de bactérias benéficas aos peixes e ao ambiente de cultivo. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa foi avaliar o desempenho zootécnico e imunológico de juvenis tilápia do Nilo cultivadas com perifíton formado a partir do uso de grupos bacterianos benéficos aos animais como iniciadores do biofilme microbiano. Na primeira etapa do projeto, juvenis de Tilápia foram cultivados em tanques com estruturas para agregação e formação espontânea de perifíton. Foram monitorados os parâmetros de qualidade de água, desempenho zootécnico, quantificação, isolamento e identificação de grupos bacterianos (BHC, Aeromonas sp., bactérias do nitrogênio), fúngicos e fito/zooplanctônicos. Os isolados bacterianos foram identificados e caracterizados através de testes funcionais, enzimáticos e de antagonismo que serviram como base para formação de consórcios iniciadores de biofilme. Na segunda etapa foram montados cultivos com juvenis de tilápias para testar cinco tratamentos: T1 (sem perifíton), T2 (perifíton espontâneo), T3 (inóculo iniciador formado por bactérias com perfil probiótico), T4 (inóculo iniciador formado por bactérias do ciclo do nitrogênio) e T5 (cultivo de Tilápia com ração adicionada de bactérias probióticas, sem substrato). Foram monitorados os parâmetros de qualidade de água e desempenho zootécnico. No final do cultivo foi feita avaliação de parâmetros hematológicos e realizado um teste desafio por exposição ao patógeno Aeromonas hydrophila. Os resultados da primeira etapa comprovaram a eficiência do perifíton formado espontaneamente na manutenção da qualidade de água e melhoria no desempenho zootécnico dos peixes. No segundo experimento, os tratamentos T2 e T4 tiveram efeito positivo sobre o crescimento dos peixes. O uso de bactérias como iniciadoras do perifíton e a adição de probióticos via ração trouxeram melhorias nos parâmetros hematológicos. No teste desafio, os peixes cultivados com perifiton ou probióticos (T2 a T5) apresentaram menor número de sinais clínicos após exposição a A. hydrophila.
Abstract: El cultivo de organismos acuáticos en sistemas con presencia de perifiton es una alternativa para la mejoría en la sustentabilidad económica y ambiental de la acuicultura. La formación espontanea del perifiton es inducida por la introducción de sustratos artificiales o naturales en tanques de cultivo que sirven como soporte para la agregación y el crecimiento de comunidades microbianas, mejorando la calidad del agua, sirviendo como fuente suplementaria de alimento natural. Sin embargo, la diversidad y dinámica de estos grupos bacterianos formadores del biofilme adheridos a los sustratos inmersos necesitan ser entendidos, posibilitando la manipulación de bacterias beneficiosas a los peces y al ambiente de cultivo. De esta forma, el objetivo general de la investigación fue evaluar el desempeño zootécnico e inmunológico de tilápia del Nilo en la fase de recreación cultivadas con perifíton formado a partir del uso de grupos bacterianos beneficiosos a los animales como iniciadores del biofilm microbiano. En la primera etapa, juveniles de tilápia fueron cultivados en tanques con estructuras para agregación y formación espontánea de perifíton. Se han monitoreado los parámetros de calidad de agua, rendimiento zootécnico, cuantificación, aislamiento e identificación de grupos bacterianos (BHC, Aeromonas sp., Bacterias del nitrógeno), hongos y fito / zooplanctónicos. Los aislados bacterianos fueron identificados y caracterizados a través de pruebas funcionales, enzimáticas y de antagonismo que sirvieron como base para la formación de consorcios iniciadores de biofilm. En la segunda etapa fueron montados cultivos con juveniles de tilápias para probar cinco tratamientos: T1 (sin perifíton), T2 (perifíton espontáneo), T3 (inóculo iniciador formado por bacterias con perfil probiótico), T4 (inóculo iniciador formado por bacterias del ciclo del nitrógeno) y T5 (cultivo de tilápia con ración agregada de bacterias probióticas, sin sustrato). Se monitorizaron la calidad de agua y desempeño zootécnico. Al final del cultivo se realizó una evaluación de parámetros hematológicos y se realizó una prueba desafiante contra el patógeno A. hydrophila. Los resultados de la primera etapa comprobaron la eficiencia del perifíton formado espontáneamente en el mantenimiento de la calidad del agua y la mejora en el desempeño zootécnico de los peces. En el segundo experimento, los tratamientos T2 y T4 tuvieron un efecto positivo sobre el crecimiento de los peces. El uso de bacterias como iniciadoras del perifíton y la adición de probióticos vía ración trajeron mejoras en los parámetros hematológicos. En la prueba desafiante, los peces cultivados con perifiton o probióticos (T2 a T5) presentaron menor número de signos clínicos después de la exposición a A. hydrophila.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34419
Aparece nas coleções:PPGENP - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_jlssilva.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.