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Tipo: Tese
Título: Coerência e articulação tópica: uma análise a partir de redações do ENEM
Autor(es): Sá, Kleiane Bezerra de
Orientador: Cavalcante, Mônica Magalhães
Palavras-chave: Coerência;Tópico discursivo;Coesão;Redação do Enem
Data do documento: 2018
Citação: SÁ, Kleiane Bezerra de. Coerência e articulação tópica: uma análise a partir de redações do ENEM. 2018. 261f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Este trabalho, pertencente à área da Linguística Textual, tem como objetivo redimensionar os fatores que definem a coerência, tendo em vista aspectos pragmáticodiscursivos e semânticos das noções de tópico discursivo e de estratégias de articulação tópica, a partir da análise de redações do Enem. Partindo das discussões em torno da definição de coerência, reconsiderando-a numa dimensão sociocognitiva e discursiva, este trabalho estabelece relações entre os aspectos de textualidade da coerência - continuidade, progressão, articulação e não contradição – e as noções de tópico discursivo e de coesão, aqui analisada apenas na articulação de tópicos e de subtópicos no processo interpretativo da coerência. Reconhecendo a relevância de se tentar estabelecer relações teóricas entre a descrição da coerência, a coesão e a descrição do tópico discursivo, e tendo em vista que princípios de textualidade não podem ser avaliados sem a consideração das características das práticas discursivas dos gêneros, são analisadas 27 redações que integram o caderno de treinamento de corretores do Enem, das edições de 2013, 2014 e 2015, a fim de elaborar um quadro de critérios em que esses parâmetros analíticos se articulem, conjugados ao contexto de p rodução e de avaliação do Enem. Investiga-se a hipótese de que é possível e pertinente relacionar a coerência e a coesão à análise da organização tópica, a fim de articular os parâmetros de avaliação dos aspectos textuais em redações do Enem. Essa proposta de quadro avaliativo dos aspectos textuais pode beneficiar os candidatos do Enem e colaborar para a formação de professores que lidam com o desenvolvimento da habilidade de reconhecimento da organização de ideias nos textos e de compreensão dos mecanismos articulatórios que viabilizam a manutenção e a progressão dos tópicos e subtópicos.
Abstract: This paper belongs to the Textual Linguistics area and aims to reshape the defining factors of coherence taking into consideration pragmatic-discursive and semantic aspects from the discursive topic concepts and from the topic articulation strategies by analyzing Enem essays. Starting with discussions around the definition of coherence, reconsidering it in a sociocognitive and discursive dimension, this work establishes connections between the textual aspects of coherence – continuity, progression, articulation and non-contradiction – and the concepts of discursive topic, cohesion and topic articulation mechanisms. Therefore, it is proposed that the analysis of coherence in Enem essays genre should be taken in a broad sense, articulated with the discursive topic and cohesion concepts. Recognizing the relevance of trying to establish theoretical connections between the description of coherence, the cohesion and also the description of the discursive topic, and considering that textual principles cannot be evaluated apart from the genre discursive practices characteristics, 27 essays belonging to the corrector training notebook, from 2013, 2014 and 2015 editions, will be analyzed in order to elaborate a criteria framework in which these analytical parameters can be articulated, combined to Enem’s production and evaluation context. We explore the hypothesis that it is possible and pertinent to relate coherence and cohesion to the topic organization analyses, in order to articulate the evaluation parameters of textual aspects in Enem essays. This evaluative framework of textual aspects proposal can benefit Enem candidates and collaborate to the qualification of teachers who deal with the development of abilities to recognize the construction of ideas in texts and comprehension of articulatory mechanisms that enable the maintenance and progression of topics and subtopics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34458
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