Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3446
Título: A Mulher e a Cidade: Um Estudo das Relações entre as Personagens Femininas e o espaço Romanesco em José de Alencar e Machado de Assis
Título em inglês: The Woman and the City: A Study of the Relationships Between Female Characters and Romantic Space in the José de Alencar and Machado de Assis
Autor(es): Costa, Luciana Cavalcanti
Orientador(es): Moraes, Vera Lúcia Albuquerque de
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Personagem
Espaço
Mulher
Cidade
Alencar,José de,1829-1877.Lucíola - Crítica e Interpretação
Alencar,José de,1829-1877.Senhora - Crítica e Interpretação
Assis,Machado de,1839-1908.Dom Casmurro - Crítica e Interpretação
Alencar,José de,1829-1877 - Personagens - Mulheres
Assis,Machado de,1839-1908 - Personagens - Mulheres
Mulheres na Literatura
Papel sexual na Literatura
Papel social na Literatura
Espaço e tempo na Literatura
Mulheres - Rio de Janeiro(RJ) - Condicoes sociais - Séc. XIX
Rio de Janeiro(RJ) - Usos e Costumes - Séc. XIX
Woman
City
Space
Characters
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: COSTA, L. C. ; MORAES, V. L. A. (2010)
Resumo: A mulher e a cidade: um estudo das relações entre as personagens femininas e o espaço romanesco em José de Alencar e Machado de Assis concentra-se na investigação da representação do espaço nos romances Lucíola, Senhora e Dom Casmurro, a partir da movimentação das protagonistas pelos ambientes públicos e privados das narrativas. Através das análises, observa-se como ocorre o trânsito das mulheres de ficção no espaço romanesco, além de verificar como se constituem as relações de verossimilhança entre as personagens femininas e a realidade da mulher do século XIX, sempre tomando por base a movimentação espacial. Para o estudo proposto foram levadas em consideração a época dos autores e a contextualização histórico-social da cidade do Rio de Janeiro, palco dos três romances, além da condição feminina e sua atuação naquela sociedade. Embasam essa etapa as obras de Dante Moreira Leite, Lilia Moritz Schwarcz, Laurentino Gomes, Maria Ângela D’Incao e Peter Gay. As teorias relativas à personagem de ficção, de Antônio Candido e E.M. Forster, e ao espaço romanesco, de Osman Lins, Yves Reuter e Gaston Bachelard, sedimentam as análises das obras que, comparadas entre si, proporcionam um breve panorama do imaginário masculino do século XIX, sob a perspectiva das relações mulher/cidade e personagem/espaço, apoiadas ainda nas considerações de Luis Filipe Ribeiro. Os romances, apesar de pertencerem a movimentos literários diferentes representam, de forma complementar, a evolução do comportamento feminino e a forma como as personagens se relacionaram com os espaços públicos e privados.
Descrição: COSTA, Luciana Cavalcanti. A mulher e a cidade: um estudo das relações entre as personagens femininas e o espaço romanesco em José de Alencar e Machado de Assis. 2010. 98f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3446
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DIS_LCCOSTA.pdf515,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.