Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34516
Title in Portuguese: Software CmapTools inovando a categorização aristotélica aplicada ao prontuário eletrônico do paciente
Author: Pinto, Virgínia Bentes
Soares, Maria Elias
Borges, Rafael da Rocha
Soares, Jardel Márcio Lima
Keywords: Categorias Aristotélicas
Prontuário Eletrônico do Paciente
Categorização
Issue Date: 2010
Citation: Pinto, V. B.; Soares, M. E.; Borges, R. R.; Soares, J. M. L. (2010)
Abstract in Portuguese: No campo da saúde, como em qualquer outro, as tecnologias eletrônicas da informação e da comunicação (TEICS), tem proporcionado inovações, tanto nas ações visando ao tratamento de pessoas doentes, como também, no prontuário que está migrando do formato impresso para o eletrônico e precisa ser tratado de modo a favorecer a recuperação e a gestão de informações, nos Serviços de Arquivos Médicos e Estatísticos (SAME) das organizações de saúde. Entre estas inovações, destacam-se softwares de categorização linguística de conceitos e de imagens/protótipos registrados em documento verbais e não-verbais, como é o caso dos prontuários eletrônicos do paciente (PEP). Desde a sua origem, a categorização propõe estruturar o conhecimento, a fim de explicar o mundo e de chegar à essência das coisas. É nesse contexto que esta pesquisa se insere e cuja questão de investigação é: de que modo aplicar as categorias aristotélicas no âmbito de prontuários dos pacientes, levando em consideração os elementos que pertencem a uma determinada classe, a expressão verbal para representar esta classe, visando construir uma grade classificatória dos componentes textuais verbais desses prontuários? Esta pesquisa tem como objetivo básico: analisar a estrutura física e lógica dos PEPs referentes aos pacientes nefropáticos, na perspectiva da aplicabilidade da categorização aristotélica visando ao tratamento, recuperação e gestão de informações no SAME do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa aplicada, apoiada na fenomenologia. Digitalizou-se 50 prontuários, obtendo-se mais de 8 mil páginas, que foram integradas ao banco de dados de modo a efetivar a categorização no software CMapsTools. Levantou-se a terminologia da estrutura física e lógica dos prontuários referentes a pacientes nefropáticos, categorizando-a conforme a proposta aristotélica: substância, qualidade, quantidade, relação, lugar, tempo, posição, posse, ação e paixão, tendo como resultado um protótipo do sistema de recuperação e gerenciamento eletrônico dos prontuários, contemplando as imagens.
Description: PINTO, Virgínia Bentes; SOARES, Maria Elias; BORGES, Rafael da Rocha; SOARES, Jardel Márcio Lima. Software CmapTools inovando a categorização aristotélica aplicada ao prontuário eletrônico do paciente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INOVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34516
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:PPGCI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_vbentesmesoaresrrborgesjmsoares.pdf997,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.