Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34575
Title in Portuguese: O ensino do futebol através da ludicidade(programa esporte educacional, inclusão e qualidade de vida para crianças e adolescentes iefes. 2011. pg.0173)
Author: Anastácio, Antônio Marcio Ferreira
Sousa, Fernando Bruno Gomes de
Pessoa, Maike Erickson Freire
Gonzales, Ricardo Hugo
Keywords: Futebol
Ludicidade
Valores morais
Issue Date: 2016
Citation: ANASTÁCIO, A. M. F.; SOUSA, F. B. G. d.; PESSOA, M. E. F.; GONZALEZ, R. H. (2016)
Abstract in Portuguese: Segundo Costa (2006) o futebol é o esporte mais praticado no pais, com mais de 30 milhões de praticantes. Devido a isto existem grandes números de escolinhas que visam o ensinamento de tal pratica, mas que muitas vezes não aplicam o esporte de forma lúdica, e isto por consequência afasta o indivíduo da modalidade. OBJETIVO: Verificar o efeito das aulas de futebol do Programa Esporte Educacional e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. METODOLOGIA: o projeto desenvolvido nas ações de extensão, visa crianças e adolescentes com idades de 12 a 16 anos, de ambos os sexos, da comunidade do Pici, e seus arredores. As práticas acontecem no ambiente do campo de futebol, duas vezes por semana, com duração de 1 hora para cada modalidade, por dia. As aulas têm o objetivo de desenvolver o interesse dos jovens pelo esporte por meio de atividades lúdicas, em que a competição não é o foco principal, mas sim a aprendizagem cooperativa, e a criação de valores éticos e morais. RESULTADOS: através da ludicidade aplicada as aulas as crianças e adolescente aprendem a se relacionar melhor com o esporte e buscam a diversão, e a competição saudável, onde podem aprender valores. O esporte torna-se um uma fonte de prazer e lazer fazendo com que o aluno não abandone a modalidade e busque sua pratica futuramente. CONCLUSÃO: Podemos perceber uma evolução em relação ao aprendizado da crianças e adolescentes, como alunos eles aprenderam a valorizar o lado ético e moral do esporte, buscando o esporte digno e de respeito. O desenvolvimento dos alunos é bastante visível, apesar do curto espaço de tempo.
Description: ANASTÁCIO, Antônio Marcio Ferreira et al. O ensino do futebol através da ludicidade(programa esporte educacional, inclusão e qualidade de vida para crianças e adolescentes iefes. 2011. pg.0173). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34575
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_amfanastacio.pdf51,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.