Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34582
Título: Musanart – promovendo a democratização do conhecimento sobre anatomia e arte através da extensão
Autor(es): Oliveira, Lalessa Pereira de
Costa, Letícia Carla Alves
Lima, Iane Rebeca Diniz
Martins, Bárbara Garcês Uchôa
Gondim, Delane Viana
Pessoa, Roberta Silva
Palavras-chave: Anatomia
Ensino
Arte
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, L. P. d.; COSTA, L. C. A.; LIMA, I. R. D.; MARTINS, B. G. U.; PESSOA, R. S.; GONDIM, D. V. (2016)
Resumo: O Museu de Anatomia e Arte (MUSANART) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que realiza ações educacionais voltadas para estudantes do ensino fundamental, médio e superior de instituições públicas e privadas, além da população em geral. O projeto conta, atualmente, com 11 acadêmicos dos cursos de Medicina e Odontologia e busca promover um ambiente de aprendizagem aliando anatomia à arte. Propõe a seus integrantes a realização dissecações objetivando a ampliação do acervo do museu, estimulando a aprendizagem, assim como a produção de material científico e artístico para o estudo da anatomia, dentre outras atividades. Nesse sentido, o MUSANART realizou em maio de 2016, o I Anatomy Day (AD). Durante este evento 1564 visitantes puderam apreciar diversas formas de ensino-aprendizagem voltadas à anatomia, como demonstrações de peças anatômicas reais e sintéticas, dissecações e pinturas corporais de forma didática e acessível. Nesse mesmo intuito, realizará o evento “Anatomia para as escolas”. Diante do exposto, objetivou-se com a realização deste trabalho relatar os resultados obtidos com o AD , elucidando as atuações do MUSANART e sua relevância para a comunidade. Foram respondidos 1099 questionários durante o AD, condizendo a 70,2% do público que compareceu ao evento. Os resultados obtidos mostram que quando questionados sobre a motivação em participar do AD, 55,3% responderam ter interesse em conhecer mais sobre o tema. No que tange à expectativa sobre o evento, 69,8% das pessoas acreditam que seria interessante aprender mais sobre o corpo humano. Além disso, 65,2% do público responderam que o sentimento que define a experiência foi o desejo de conhecer mais sobre Anatomia. Espera-se que através dessas práticas o MUSANART possa continuar a disseminar conhecimentos sobre ciência, cultura e arte para a comunidade, promovendo a democratização do saber através da extensão.
Descrição: OLIVEIRA, Lalessa Pereira de et al. Musanart – promovendo a democratização do conhecimento sobre anatomia e arte através da extensão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34582
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_alpoliveira.pdf51,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.