Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34583
Título: Avaliação da oficina de cultivo em pequenos espaços realizada na exposição agropecuária e industrial do ceará de 2016.
Autor(es): Carvalho, Ana Lara Oliveira de
Araújo, Erivanda Silva de
Penha, Daniela Melo
Costa, Carlos Liduino da Silva
Bezerra, Antônio Marcos Esmeraldo
Palavras-chave: Agricultura urbana
Capacitação
Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (EXPOECE)
Data do documento: 2016
Citação: CARVALHO, A. L. O. d.; ARAÚJO, J. D. M.; OLIVEIRA, E. S. d.; PENHA, D. M.; COSTA, C. L. d. S.; BEZERRA, A. M. E. (2016)
Resumo: O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU) do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC participou da 62a Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (EXPOECE) realizada no período de 4 a 11 de setembro de 2016 no Parque de Exposição Governador César Cals. A Fazendinha existente no parque é uma das atrações da exposição. Este espaço foi requalificado pelo NEPAU e realizado oficinas durante o evento. A oficina de cultivo em pequenos espaços foi ofertada para 30 pessoas. No final os participantes fizeram uma avaliação da oficina respondendo um questionário contendo perguntas sobre o nível de satisfação, o que mais tinham gostado na Fazendinha, o que deveria ser feito para melhorar o espaço e as sugestões para outras oficinas. A maioria dos participantes da oficina (66,7%) eram de profissionais de nível superior (22,2%) e médio (11,1%), artesão (11,1%), dona de casa (11,1%), estudante (5,6%) e empresário (5,6%) com predominância de mulheres (72,2%) com idade em torno 50±9 anos. Todos acharam a oficina ótima. O que eles mais gostaram na Fazendinha foi o aproveitamento de pneus inservíveis e garrafas PET para confecção de canteiros, das oficinas oferecidas no local, da casa do agricultor, das plantas, da harmonia do espaço e da dedicação dos instrutores e auxiliares que ministraram a oficina. Eles sugeriram para melhorar o espaço o funcionamento permanente do mesmo em parceria com as escolas públicas, manutenção das plantas nos canteiros, aumentar o número de plantas autóctones, oferecer mais oficinas para o público, corrigir as falhas do sistema de irrigação e organização dos alunos em círculo durante a oficina. Gostariam que outras oficinas fossem realizadas sobre produção de mudas de plantas florestais e frutíferas, defensivos naturais, criação de caprinos e ovinos, tosa de animais, cultivo de cactáceas e suculentas, compostagem caseira, salada vegetariana, agricultura orgânica e pintura.
Descrição: CARVALHO, Ana Lara Oliveira de et al. Avaliação da oficina de cultivo em pequenos espaços realizada na exposição agropecuária e industrial do ceará de 2016.. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34583
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_alocarvalho.pdf51,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.