Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3461
Título: A Representação do Diabo no Teatro Vicentino e Seus Aspectos Residuais No Teatro Quinhentista do Padre José de Anchieta e no Contemporâneo Ariano Suassuna
Título em inglês: The Representation of the Devil in the Theater Vicentino and Your Residual Aspects in the Sixteenth Century theater of the Priest José de Anchieta and in Contemporary´S Ariano Suassuna.
Autor(es): Lima, Francisco Wellington Rodrigues
Orientador(es): Martins, Elizabeth Dias
Palavras-chave: Letras
Teatro
Medievo
Diabo
Residualidade
Vicente,Gil,ca.1465-1536? - Crítica e Interpretação
Anchieta,José de,1534-1597 - Crítica e Interpretação
Suassuna,Ariano, 1927- - Crítica e Interpretação
Teoria da Residualidade(Literatura)
Demônio na Literatura
Theater
Medieval Period
Devil
Residuality
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: LIMA, F. W. R. ; MARTINS, E. D. (2010)
Resumo: Figura emblemática presente no imaginário popular europeu, devido à ascensão do Cristianismo como religião dominante, o Diabo recebeu diversas definições e transformações que o moldaram através dos séculos. Na Literatura Brasileira, em especial, no Quinhentismo e na Contemporaneidade, temos de maneira bastante significativa a representação residual de tais personificações do Diabo, seguindo os moldes do imaginário cristão medieval conforme se encontra no Auto da Alma, no Auto da Barca do Inferno, no Auto da Barca do Purgatório e no Auto da Barca da Glória, de Gil Vicente. O intuito deste trabalho é demonstrar os aspectos residuais da representação do Diabo medieval vicentino no teatro brasileiro quinhentista do Padre José de Anchieta e no contemporâneo de Ariano Suassuna.
Descrição: LIMA, Francisco Wellington Rodrigues. A representação do diabo no teatro vicentino e seus aspectos residuais no teatro quinhentista do Padre José de Anchieta e no contemporâneo Ariano Suassuna. 2010. 288f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3461
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DIS_FWRLIMA.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.