Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3470
Título: Das Cinzas a Pasárgada: A Infância como Itinerário na Lírica Bandeiriana
Autor(es): Aguiar, Rosiane de Sousa Mariano
Orientador(es): Martins, Elizabeth Dias
Palavras-chave: Poesia
Infância
Bandeira, Manuel, 1886-1968 - Crítica e interpretação
Infância na literatura
História na literatura
Poésie
Enfance
Data do documento: 2007
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: AGUIAR, R. S. M. ; MARTINS, E. D. (2007)
Resumo: principalmente, poemas das quatro primeiras obras do poeta modernista brasileiro que foi, juntamente com Oswald e Mário de Andrade, responsável pela divulgação e solidificação desse movimento em nosso país, pois promoveu um rompimento com as estéticas tradicionais através de uma quebra da linearidade estilística, ao desenvolver um viés original e inovador em seu fazer literário. Em nossa pesquisa compreendemos que a infância é o caminho da construção artística de Manuel Bandeira, o meio para a descoberta de seu potencial criativo e o espaço que o deixou à vontade para experienciar a plenitude imaginativa na linguagem, dela fazendo emergir uma simbologia que somente através do poético, universo próprio do lúdico, se pode compreender
Descrição: AGUIAR, Rosiane de Sousa Mariano. Das cinzas a Pasárgada: a infância como itinerário na lírica Bandeiriana. 2007. 139f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3470
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_DIS_RSMAGUIAR.pdf666,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.