Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34747
Tipo: Capítulo de Livro
Título: CartoGrafando as vivências poéticas das crianças com arte contemporânea
Autor(es): Santos, Núbia Agustinha Carvalho
Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da
Palavras-chave: Cultura;Produção cultural;Voz da criança
Data do documento: 2017
Citação: Santos, N. A. C.; Costa, M. F. V. (2017)
Resumo: A epígrafe do poema de Cecília Meireles nos convoca a pensar não só a vida e a arte como invenções, mas, sobretudo, pensar as crianças como inventoras e reinventoras que têm "mil modos" de se dizerem como sujeitos produtores e consumidores de cultura. Aqui, pensamos as crianças como poetas e filósofas em potência. Esta pujança de derramada que explode quando as crianças têm a palavra e faz desta uma festa, uma poesia, enfim um modo singular de dizer as coisas simples e bonitas da vida. É sobre invenções que queremos escrever algumas palavras para refletirmos juntos sobre a imaginação criadora das crianças. Os estudos da infância muito já disseram sobre as crianças, mas sempre se tem algo para ser dito ou acrescentar ou mesmo reinventar sobre esses atores sociais que ocupam a categoria geracional infância (SARMENTO,2008). [...]
Descrição: SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da. CartoGrafando as vivências poéticas das crianças com arte contemporânea. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 113-126.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34747
ISBN: 978-85-420-1148-7
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_nacsantodfvcosta.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.