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Title in Portuguese: Protocolo de acolhimento com classificação de risco em pediatria
Author: Magalhães, Fernanda Jorge
Lima, Francisca Elisângela Teixeira
Keywords: Acolhimento - Pediatria
Pediatria
Classificação de risco
Issue Date: 2018
Publisher: Imprensa Universitária da UFC
Citation: MAGALHÃES, Fernanda Jorge; LIMA, Francisca Elisângela Teixeira. Protocolo de acolhimento com classificação de risco em pediatria. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2018. 56p.
Abstract in Portuguese: O Julgamento clínico e a tomada de decisão são considerados desafios amplos e determinantes ante as diversas situações no cotidiano do profissional de saúde. Dentre estas, destacam-se as situações de urgência/emergência, as quais priorizam as informações e as condições clínicas para determinação da gravidade e do risco de morte de usuários de saúde nas portas de entrada dos serviços de saúde. No Brasil, em 2006 foram evidenciadas as principais diretrizes da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde, as quais compreendem a importância do acolhimento com classificação de risco (ACCR). O acolhimento refere-se ao agir com ética, com compromisso, com reconhecimento do outro e atitude de acolher em todos os ambientes de saúde. A expressão classificação de risco é o ato de identificar a queixa principal (discriminador clínico em saúde) manifestada ou relatada pelos usuários e/ou respectivos acompanhantes, com intuito de estabelecer uma lista de atendimento com base no risco clínico e não na ordem de chegada. Para a realização do ACCR em Pediatria, torna-se evidente que os profissionais de saúde, obtenham conhecimento, habilidade e atitude para acolher, escutar e orientar, de maneira adequada, para identificar o grau de sofrimentos e os agravos do usuário de saúde, com o intuito de tomar a atitude para a determinação da prioridade de atendimento. Diante desse contexto, evidencia-se o uso do “PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM PEDIATRIA” como uma tecnologia em saúde confiável e válida quanto ao conteúdo, à aparência e na prática clínica. O qual tem como objetivo orientar o profissional classificador na identificação dos indicadores clínicos de saúde (queixa principal) de crianças e adolescentes em situação de urgência/emergência, além de favorecer o julgamento clínico e a tomada de decisão na determinação da prioridade de atendimento por meio de cinco cores (Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde e Azul) que indicam o tempo de espera para o atendimento médico. Esta publicação é resultante de um trabalho coletivo em que agradeço, especialmente, a Deus, à minha família, à Prof.ª Dr.ª Francisca Elisângela Teixeira Lima (orientadora desta tecnologia em saúde), aos enfermeiros experts em ACCR em Pediatria, às crianças/ adolescentes e seus acompanhantes que se tornaram articuladores da realização deste sonho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34782
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