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Título: Uso de dados secundários de rastreamento da frota na etapa de caracterização da problemática do sistema de transporte público
Autor(es): Rabay, Phelipe de Figueredo Beda
Orientador(es): Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de
Palavras-chave: Transportes
Ônibus
Sistema de Posicionamento Global
Transporte público
Gerenciamento de Informação
GPS
Transit
Bus
Data do documento: 30-Nov-2017
Citação: RABAY, Phelipe de Figueredo Beda. Uso de dados secundários de rastreamento da frota na etapa de caracterização da problemática do sistema de transporte público. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Os sistemas automáticos de coleta de dados produzem grande quantidade diária de informações sobre o sistema de transporte público. A armazenagem desses dados possibilita análises que contribuem para a compreensão do sistema, gerando informações valiosas para o seu gerenciamento. Dentre essas ferramentas, está o sistema de localização automática da frota (ou Automatic Vehicle Location - AVL), que produz dados de qualidade e com grande potencial para auxiliar no entendimento do sistema. Muitas vezes, porém, se observa que as agências de transporte não exploram todo o potencial desses dados, os utilizando apenas para controle da frota na fase operacional. Observando a importância da compreensão da problemática que envolve um sistema de transporte público e a dificuldade de se obter dados para esse fim, este trabalho se propõe a utilizar os dados disponíveis de localização da frota de ônibus urbanos da cidade de Fortaleza para verificar sua capacidade de contribuir para a caracterização do sistema, etapa fundamental no processo do seu planejamento. Assim, o objetivo principal deste trabalho é propor uma metodologia de adequação desses dados para verificar sua capacidade de fornecer informações relevantes para a compreensão do sistema de transporte público. A etapa de adequação dos dados soluciona problemas que podem ser comuns aos dados de várias cidades, como a identificação dos veículos, linhas e sentido da viagem de cada dado armazenado. A metodologia utiliza o cruzamento de dados geográficos e de bilhetagem superar o problema da qualidade dos dados disponíveis sobre a localização da frota. Foi possível, partindo de uma base de dados aparentemente incompleta e com informações inconsistentes, determinar os tempos de viagem, a velocidade de cada ônibus e a média dos veículos de uma determinada linha em qualquer trecho do itinerário, o tempo de espera entre veículos e a formação de comboios. Os resultados possibilitaram importantes análises acerca do desempenho e a qualidade do sistema, extremamente valiosas na etapa de caracterização do planejamento.
Abstract: Automatic data collection systems produce a large amount of information about the public transport system. The storage of this data enables analysis that contributes to an understanding of the system, generating valuable information for its management. Among these tools, is Automatic Vehicle Location (AVL) System, that produces data of quality and with great potential to aid in the understanding of the system. Often, however, it is observed that transport agencies do not exploit the full potential of the data, they only use it to control the fleet in the operational phase. Noting the importance of understanding the problems involved in a public transport system and the difficulty of obtaining data for this purpose, this work proposes the utilization of the available fleet location data in the city of Fortaleza to verify its capacity to contribute to a characterization of the system, a fundamental step in the planning process. Thus, the main objective of this work is to propose a data adequacy methodology to verify its capacity to provide information relevant to an understanding of the public transport system. The stage of data suitability solves problems that can be the same in many cities, such as the identification of the vehicles, routes and travel direction of each stored data. The methodology uses the crossing of geographical data and electronic fare to overcome the quality problem of the available data on the fleet location. It was possible, starting from an apparently incomplete database with inconsistent information, to determine the travel times, the speed of each bus and an average of the vehicles of a certain line in any part of the itinerary, the waiting time between vehicles and a bunching formation. The results allowed important analyzis about the performance and quality of the system, extremely valuable in the planning characterization stage.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34835
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