Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34923
Title in Portuguese: Assessoria remota: estudo a partir de duas prestadoras de serviços
Author: Silva, Ed Maysa de Mendonça da
Advisor(s): Durante, Daniela Giareta
Keywords: Secretariado
Assessoria
Ambiente virtual
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, Ed Maysa de Mendonça da. Assessoria remota: estudo a partir de duas prestadoras de serviços. 2017. 46 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017.
Abstract in Portuguese: O movimento de virtualização impacta o dia a dia das organizações e das pessoas. A tecnologia traz facilidades até então desconhecidas. A assessoria está também inserida nesse contexto a partir da utilização da internet como um meio produtivo para a prestação de serviços. Diante desse cenário, é necessário investigar a atuação do profissional de Secretariado no campo virtual, verificando as demandas na prestação de serviços de assessoria remota e de que forma o profissional de Secretariado presta esse serviço. Assim surgiu o problema dessa pesquisa: De que forma funciona a assessoria remota? Portanto, o objetivo geral da pesquisa é compreender o funcionamento da assessoria remota, buscando, especificamente, investigar a origem de empresas de assessoria remota, analisar os serviços prestados e observar quais são os pontos fortes e desafios desse ramo de atuação, na atualidade. A relevância desse trabalho decorre do volume relativamente pequeno de pesquisas sobre o tema na área de Secretariado e da necessidade de disseminar esse campo de atuação para os profissionais e clientes potenciais, visando consolidar a assessoria remota no mercado de trabalho brasileiro. Assim, pretende-se contribuir com a ampliação do conhecimento sobre a assessoria remota, sua funcionalidade na prestação de serviços; o desempenho dos profissionais, vantagens e pontos a melhorar para sua consolidação no mercado de trabalho. Em termos metodológicos, a pesquisa possui abordagem qualitativa e descritiva. Foi feita pesquisa documental e de levantamento de dados com duas empresas de assessoria remota. Além da técnica documental foi utilizado questionário, para a coleta de dados. Os resultados são tratados e apresentados de forma descritiva. Os dados apontam para o surgimento de empresas de assessoria virtual a partir da afinidade das proprietárias com o tema. Os serviços prestados são das áreas administrativa, financeira, comercial e recursos humanos e ambas as empresas investigadas fazem parceria na execução dos serviços. Como pontos fortes do negócio encontraram-se a flexibilidade de horários e maior remuneração e, como desafios, conquistar a confiança dos clientes que não estão habituados ao modelo de negócio de prestação de serviços virtual. Conclui-se apontando a assessoria remota como importante ramo da assessoria, por seu alinhamento às novas tecnologias e configurações do mercado de trabalho, formando parcerias e customizando a prestação de serviços de acordo com o perfil dos clientes.
Abstract: The virtualization movement impacts the day to day business of organizations and people. The technology brings yet unknown facilities. The assistance is also inserted in this context from the use of the Internet as a productive medium for the provision of services. Given this scene, it is necessary to investigate the virtual performance of the Secretariat professional.in provision of remote advisory services, verifying the existing demands and how the professional attends to this. So the problem with this research came up: In what way has the executive secretary been involved in the virtual world, specifically in relation to remote advisory? Therefore, the general objective of the research is understand the operation of remote advisory, specifically seeking to investigate the origin of remote advisory companies, analyze the services rendered and observe the strengths and challenges of this branch of action, nowadays. The justification for this study is to understand the functioning of remote consulting, seeking, the lack of deepening on this topic, the richness of contents and perspectives, and the importance of advice as an area of knowledge. Thus, it is intended to contribute to clarify the knowledge about the remote advice, its functionality in the provision of services; the performance of professionals, advantages and points to improve for their consolidation in the Brazilian labor market. In methodological terms, the research has a qualitative and descriptive approach. Documentation and data collection research was done with two remote consulting companies. In addition to the documentary technique, a questionnaire was used to collect data. The results are treated and presented in a descriptive way. The data point to the emergence of virtual advisory companies originating from the affinity of the owners with the theme. The services provided are from the administrative, financial, commercial and human resources areas, and both investigated companies are partners in the execution of the services. As business strengths were found the flexibility of time and higher remuneration and, as challenges, is to win the trust of customers who are not accustomed to the business model of virtual service delivery. It concludes by pointing to remote consulting as an important branch of advisory, by aligning it with new technologies and labor market configurations, forming partnerships and customizing the provision of services according to the clients' profile.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34923
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_emmsilva.pdf898,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.