Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3508
Título: A Avaliação do Projeto de Reorganização dos Tempos Escolares no Ensino Médio: Estudo de Caso na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Antonio de Almeida Lustosa (2003 - 2005)
Autor(es): SANTIAGO, Silvany Bastos
Orientador(es): CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Avaliaçao da Aprendizagem
Avaliação
Tempo
Organização
Escola
Professor
Aluno
Reformas Educacionais
Calendário Escolar - Fortaleza(CE) - Planejamento - 2003-2005
Professores de Ensino médio - Fortaleza(CE) - 2003-200
Escolas públicas - Organização e administração - Fortaleza(CE) - 2003-2005
Évaluation, Temps, Solaire, Organisation, École, Enseignant, Élève, Réformes Scolaires
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: SANTIAGO, S. B. ; CIASCA, M. I. F. L. (2009)
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o projeto de reorganização dos tempos escolares, no ensino médio, vivenciado na Escola do Ensino Fundamental e Médio (EEFM) D. Antônio de Almeida Lustosa, escola pública estadual, localizada em Fortaleza, CE, no período de 2003 a 2005 e no ano de 2008, e sua contribuição para a ação pedagógica em seus múltiplos aspectos: a carga horária do professor em sala de aula, o número de turmas e alunos, o tempo disponível do professor para leituras, o planejamento, a elaboração de atividades e a avaliação. De modo específico, tencionou-se: avaliar, com base nas perspectivas dos professores, a contribuição do projeto de reorganização dos tempos escolares na ação docente; compreender a influência do projeto de reorganização dos tempos escolares no ensino-aprendizagem e conhecer as vivências sugeridas pela reforma curricular na organização do currículo do ensino médio. Esta pesquisa de abordagem qualitativa caracterizou-se como um estudo de caso, mediado pela pesquisa-ação, utilizou-se como técnica de coleta de dados o grupo focal e a análise de conteúdo para as interpretações das discussões dos docentes. Concluiu-se que a reorganização dos tempos escolares promoveu uma utilização mais efetiva do tempo para se trabalhar com projetos interdisciplinares e contextualizados; um ganho efetivo para cada matéria; redução do tempo perdido entre as aulas e simplificação do horário. Autores como Perrenoud (1999, 2000, 2002); Thiollent (1997, 2003); De Ketele (2004); Mello (2004); Méndez (2004); Silva (2008), dentre outros subsidiaram a pesquisa. Palavras-chave: Avaliação. Tempo. Organização. Escola. Professor. Aluno. Reformas Educacionais
Descrição: SANTIAGO, Silvany Bastos. A avaliação do Projeto de Reorganização dos Tempos Escolares no Ensino Médio: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Antonio de Almeida Lustosa (2003 - 2005). 2009. 138f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3508
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_TESE_SBSANTIAGO.pdf649,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.