Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3527
Título: Visão e corporeidade em Merleau-Ponty
Autor(es): Machado, Bernadete Franco Grilo
Palavras-chave: Merleau-Ponty
Visão
Coporeidade
Pintura
Intersubjetividade
Vision
Corporeity
Painting
Intersubjectivity
Data do documento: 2010
Editor: Argumentos Revistas de Filosofia
Citação: Machado, B. F. G. (2010)
Resumo: Trata-se de acompanhar em Merleau-Ponty a intersubjetividade como experiência de existência configurada na corporeidade, na experiência vivida, na visão e no corpo e em propagação no outro e no mundo. Mostrar, assim, em seu olhar sobre a visão e o corpo, um modo específico do pensamento. Portanto, pensar em Merleau-Ponty a visão como algo que fornece mais do que cores e, ainda, como algo que não se reduz à função do olho de ver; a corporeidade enquanto animação do espaço pictórico, presentificação da condição ambígua do ser no mundo.
Abstract: This article aims to follow the intersubjectivity in Merleau-Ponty as experience of existence set in corporeity, in vision and body, the spread on the other and the world. Thus showing through his point of view the vision and the body as a specific way of thought. Therefore, to reflect upon Merleau-Ponty, the vision as something that offers more than just colors and also as something that is not limited to the function of the eye to see; corporeity as animation of the pictorial space; presentation of the ambiguous condition of oneself in the world.
Descrição: MACHADO, Bernadete Franco Grilo. Visão e corporeidade em Merleau-Ponty. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, v. 2, n.3, p. 82-88. 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3527
ISSN: 1984-4255 on-line
1984-4247 Impresso
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Art_BFGMachado.pdf96,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.