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Title in Portuguese: Medidas de concentração de mercado aplicadas à indústria do futebol no Brasil no período de 2012 a 2014
Author: Lima Filho, João de Deus Costa
Advisor(s): Silva, José Henrique Félix
Keywords: Clubes de futebol - Brasil
Concentração industrial
Oligopolios
Issue Date: 2016
Citation: LIMA FILHO, João de Deus Costa. Medidas de concentração de mercado aplicadas à indústria do futebol no Brasil no período de 2012 a 2014. 2016. 29 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Abstract in Portuguese: Sob a hipótese de que a indústria de futebol no Brasil está organizada sob uma estrutura oligopolista e, portanto, com elevado grau de concentração, este estudo teve o objetivo de investigar esta suposição. Considerando-se os clubes de futebol como empresas, utilizou-se como variável de análise o faturamento destes clubes. Os dados foram extraídos dos sites da Pluri Consultoria e do BDO Brazil para os anos de 2012 a 2014. Foram calculadas três medidas de concentração usuais na literatura: Market share, Razão de Concentração, RC(k) e o Índice de Hirschman-Herfindahl (HHI). Os resultados revelaram um moderado nível de concentração neste mercado, tanto medido pela Razão de Concentração, onde os quatro maiores clubes concentram, em média, apenas 52% do mercado como também pelo cálculo HHI, em torno dos 1096 pontos.
Abstract: Under the assumption that the football industry in Brazil is organized under an oligopolistic structure and therefore has a high degree of concentration, this study aimed to investigate this assumption. Considering the football clubs as companies, it was used as an analytical variable the total receipt of these clubs. Data were extracted from Pluri Consulting and BDO Brazil sites for the years 2012 to 2014. The usual three concentration measurements were calculated in the literature: Market Share, Concentration Ratio, RC (k) and Hirschman-Herfindahl Index ( HHI). The results revealed a moderate level of concentration in this market, both measured by the concentration ratio, where the four biggest clubs concentrated on average only 52% of the market, and also supported by the HHI calculation, around 1096 points.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35452
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