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Title in Portuguese: Aquisição de conhecimento para comunicação na consulta de enfermagem com o cego
Title: Knowledge acquisition on communication with blind patients in nursing consultation
Author: Soares, Jaqueliny Rodrigues
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Barbosa, Eryjosy Marculino Guerreiro
Maia, Evanira Rodrigues
Keywords: Comunicação em Saúde
Pessoas com Deficiência Visual
Educação a Distância
Conhecimento
Issue Date: 2018
Publisher: Rev Rene
Citation: SOARES, J. R. et al. Aquisição de conhecimento para comunicação na consulta de enfermagem com o cego. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3490, 2018.
Abstract in Portuguese: Objetivo: avaliar a aquisição de conhecimento de enfermeiros na consulta de enfermagem sobre comunicação com o cego. Métodos: pesquisa avaliativa, realizada por questionários aplicados antes e após a vivência de um programa educacional na modalidade de curso a distância. Utilizou-se o software Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto para análise lexical dos dados. Resultados: participaram 24 enfermeiros no pré-teste e 11 no pós-teste. Antes do curso, observou-se domínio limitado na temática, em especial da forma não verbal. Houve predomínio do uso da fala e da escrita na consulta de enfermagem. Após o curso, houve apreensão de elementos, formas e funções da comunicação verbal; melhoria do domínio das teorias não verbais; e suas aplicações na consulta com o cego. Conclusão: o programa educacional permitiu a aquisição de conhecimentos de enfermeiros para comunicação verbal e não verbal com o cego na consulta de enfermagem na Atenção Primária.
Abstract: Objective: to evaluate the acquisition of knowledge of nurses in the nursing consultation on communication with blind patients. Methods: evaluation research, carried out by questionnaires applied before and after the experience of an educational program of an e-learning course. We used Contextual Lexical Analysis software for a Set of Text Segments for lexical analysis of the data. Results: 24 nurses participated in the pre-test and 11 in the test. Before the course, there was limited dominance in the thematic, especially in the non-verbal form. There was a predominance of the use of speech and writing in the nursing consultation. After the course, elements, we observe the apprehension of forms and functions of verbal communication; Improvment of non-verbal theories dominance; And their applications in the consultation with blind patients. Conclusion: the educational program allowed the nurses to acquire knowledge of verbal and non-verbal communication with blind patients in the nursing consultation in primary care.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35491
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175-6783 (On line)
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