Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35565
Tipo: TCC
Título: Controle digital para um sistema de levitação magnética
Autor(es): Gomes, Eduardo Passos Apoliano
Orientador: Fernandes Neto, Tobias Rafael Fernandes Neto
Palavras-chave: Eletroimã;Levitação magnética;Controle;PD;Sensor linear de efeito Hall;Avanço de Fase
Data do documento: 2016
Citação: GOMES, Eduardo Passos Apoliano. Controle digital para um sistema de levitação magnética. 2016. 68 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O objetivo desta monografia é descrever o projeto de um levitador eletromagnético. Para a sua realização foram usados um eletroimã, que é capaz de produzir uma força eletromagnética sobre o objeto, assim através do controle da corrente do eletroimã o objeto levita, uma ponte H como conversor que alimenta o eletroimã, para aferição da distância é utilizado um sensor linear de efeito Hall e por fim, para implementação do controlador digital, um microcontrolador AVR 328p. Para a comunicação entre o sistema e o computador foi estabelecida a comunicação serial via USB. No que concerne ao controle do sistema, foi aplicado um controlador PD e um controlador em avanço de fase, ambos projetados diretamente no domínio do tempo discreto, através de alocação de polos. Após a implementação prática destes dois controladores no sistema foi possível fazer uma comparação dos resultados dos mesmos.
Abstract: This monograph aims to describe the project of a electromagnetic levitator. The system consists on an electromagnet, which generates the electromagnetic force on the object, a power circuit to actuate the electromagnet, a sensor circuit consisting of a linear hall effect sensor, and finally the microcontroller AVR 328p. For the communication between the system and the PC is used a USB serial communication. In what concerns the control of the system, it was applied a PD controller and a lead controller, both designed directly in the digital domain, using the discrete root locus method. After the practical implementation of these two controllers in the system it was possible to compare its results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35565
Aparece nas coleções:ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_epagomes.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.