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Título: O trabalho pedagógico do professor de alunos com transtorno do deficit de atenção/hiperatividade: propostas de intervenção em três escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
Título em inglês: The educational work of the teacher of students with attention deficit disorder / hyperactivity disorder: proposals for action in three Municipal Public Schools in Fortaleza
Autor(es): ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz
Orientador(es): ALENCAR, Maristela Lage
Palavras-chave: Crianças com distúrbio do déficit de atenção - Educação - Fortaleza(CE)
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade - Fortaleza(CE)
Crianças hiperativas - Educação - Fortaleza(CE)
Professores de educação especial - Formação - Fortaleza(CE)
Ambiente de sala de aula - Fortaleza(CE)
Prática de ensino
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: ALENCAR, M. J. Q. ; ALENCAR, M. L. (2010)
Resumo: O estudo investigativo avaliou o trabalho pedagógico do professor de alunos com Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade, com o intuito de constituir, de forma colaborativa propostas de intervenção em sala de aula. Investigou os conhecimentos prévios dos docentes e as necessidades de formação alusivas a esse transtorno; as atividades interventivas realizadas com esses alunos; as estratégias de ensino e de comportamento desenvolvidas pelo professor em sala de aula; aprofundou os subsídios teóricos dos docentes acerca do transtorno nos espaços de formação e elaborou propostas de intervenção no manejo de comportamento e trabalho pedagógico. Na infância, o transtorno é considerado um dos mais frequentes na idade escolar, pois atinge de 3% a 6% da população estudantil. Tal transtorno é um problema básico de inibição e autoregulação. Desatenção, impulsividade, excessiva atividade motora, em graus inadequados à etapa do desenvolvimento da pessoa compõem a tríade sintomatológica desse transtorno. Tais características interferem no desempenho escolar do aluno que atinge resultados inferiores às suas capacidades, no decorrer do seu percurso acadêmico. Maximizar possibilidades de êxito escolar para esse aprendiz requer pensar uma variedade de estratégias comportamentais e de aprendizagem. Nesse sentido, realizou-se um estudo qualitativo por meio da pesquisa colaborativa com seis sujeitos – três professoras do Atendimento Educacional Especializado e três da sala regular – em três escolas da rede pública Municipal de Fortaleza. No primeiro momento, teve-se a intenção de averiguar as estratégias cognitivas e comportamentais desenvolvidas em sala de aula. Aplicou-se um questionário inicial com os colaboradores, seguido de observações colaborativas nas salas de aulas e sessões reflexivas (rodas de conversa). Os resultados indicaram um quadro conceitual superficial em relação ao tema e, por conseguinte, a prática pedagógica era inadequada às especificidades de aprendizagem dos alunos com esse transtorno. Os professores desenvolviam estratégias cognitivas e comportamentais de forma empírica, à base de tentativas e acertos, sem um suporte teórico consistente. De posse dessas informações, elaborou-se um plano de intervenção de forma conjunta com os colaboradores para atender as necessidades específicas dos alunos investigados.
Abstract: This investigative study assessed the pedagogical work of teachers of students with Attention Deficit Disorder / Hyperactivity, in order to build collaborative proposals for intervention in the classroom. First, the teachers' prior knowledge and training necessary to work with this disorder were investigated; the interventive activities with these students; teaching strategies and behavior developed by teachers in the classroom; it was given a deeper theoretical support to teachers concerning the disorder in the areas of training and proposals for intervention in behavior management and educational work were elaborated. In childhood, the disorder is considered one of the most common in school age, since it affects 3% to 6% of the student population. This disorder is basically a problem of inhibition and self-regulatory inattention, impulsivity, excessive motor activity, in degrees that are inadequate to the stage of development of the individual form the symptomatic triad of this disorder. Such characteristics affect the school performance of the student who achieves results below his/her abilities in the course of his academic career. To maximize the chances of success at school for this apprentice requires a variety of behavioral and learning strategies. Accordingly, we carried out a qualitative study through collaborative research with six subjects - three teachers of specialized schooling and three in the regular classroom - in three public schools in the City of Fortaleza. At first, it was intended to investigate the cognitive and behavioral strategies developed in the classroom. We applied an initial questionnaire with collaborators, followed by remarks collaborative classroom and reflection sessions (rounds of conversation). The results indicated a conceptual surface over the issue and, therefore, the teaching practice was inappropriate to the specific learning of students with this disorder. The teachers developed cognitive and behavioral strategies empirically, based on trials and errors, without a consistent theoretical support. Based on the data collected the researcher developed an action plan jointly with the collaborators to meet the specific needs of the students investigated.
Descrição: ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz. O trabalho pedagógico do professor de alunos com transtorno do deficit de atenção/hiperatividade: propostas de intervenção em três escolas da rede pública municipal de Fortaleza . 2010. 283f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3557
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