Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35576
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Bailarino ousou apaixonar-se, dançar e transformar em arte a vida de Paracuru
Autor(es): Sousa, Juliana
Paiva, Natália
Dutra, Giselle
Bonfim, Giselle
Meneses, Érika Bezerra de
Mourão, Rachel
Bezerra, Amanda Queirós Gondim
Orientador: Salgado, José Ronaldo Aguiar
Palavras-chave: Dança;Dedicação;Corpo;Disciplina
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrevista
Citação: Sousa, J.; Paiva, N.; Dutra, G.; Bomfim, G.; Meneses, E. B.; Mourão, R.; Bezerra, A. Q. G.; Salgado, J. R. A. (2006)
Resumo: Atenção! Preparação... Música ao piano... Isso! É cinco, seis, sete, oito... A cena está pronta para receber a dança. Concentração, esforço c dedicação prenunciam, no aquecimento, os movimentos encadeados que estão por vir. As palavras ditadas pelo professor são o alfabeto com o qual o corpo do bailarino se aiticula: plié, grand plié, suplesse, port de brás. A gota de suor escorre pelo rosto e embaça a vista. Os músculos, eternamente contraídos, reclamam. A técnica exige demais deles, exige entrega total para viabilizar a dança pretendida. No entanto, não só de técnica vive o bailarino, mas de todo o sentimento que emana de seu corpo. É por isso que, mesmo garoto, sem ter ainda versado sobre as notações do balé clássico, cra dança o que o corpo de um certo Flávio Sampaio encenou há vários anos, sobre um palco vazio, diante de uma platéia igualmente inexistente, ao som de uma música convidando-o insistentemente para fazer-se uno a ela. [...]
Descrição: SAMPAIO, Flávio. Bailarino ousou apaixonar-se, dançar e transformar em arte a vida de Paracuru. Revista Entrevista, Fortaleza, n. 17, p. 57-85, jul. 2006. Entrevista concedida a Juliana Sousa, Natália Paiva, Giselle Dutra, Gabriel Bomfim, Érika Bezerra de Meneses, Raquel Mourão e Amanda Queirós Gondim Bezerra.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35576
Aparece nas coleções:ICA - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_fsampaio.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.