Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35684
Title in Portuguese: Teorema de Pitagoras e suas aplicações
Author: Ferreira, André da Silva
Advisor(s): Silva , Arnoldo Nunes da
Keywords: Pitágoras
História
Contribuições.
Aplicações
Issue Date: 2015
Citation: FERREIRA, A.S.(2015)
Abstract in Portuguese: O referido trabalho aborda o ensino da matemática voltado para o Teorema de Pitágoras, com objetivo de demonstra as aplicações do Teorema de Pitágoras, e fazer com que o educador, conheça algumas propriedades do teorema, fazendo uma intervenção em sala de aula para sua prática. Busca interagir, conhecimento, didática, contextualização e realidade do aluno na aplicação do Teorema de Pitágoras onde em sua primeira parte visa mostrar a historia pitagórica, com a bibliografia de Pitágoras e suas contribuições na escola pitagórica, onde o estudo epistemológico se fez necessário, para, se ter uma abordagem compreensiva e didática sobre o tema. A abordagem, as aplicações do teorema foram desenvolvidas para demonstrar em quais situações podemos utilizar o teorema de Pitágoras, transparecendo com mecanismos lúdico e social para a teoria apresentada. Trabalhar com a pratica também se fez uma necessária, onde a teoria deixa de ser o mecanismos único e, da espaço para aplicação em uma realidade, mais perto da compreensão dos discentes. No segundo momento apresentar os resultados tem como base o estudo desenvolvido nas turmas de 9º ano, onde a base inicial de apresentação do teorema é intensificada, como obrigatório aos PCNS, destacando as observações gerais, assim como, apresentações de algumas respostas apresentadas pelo próprio aluno, onde o professor poderá criar sua própria conclusão, para uma aplicação eficaz em sala de aula, fortalecendo o ensino/aprendizagem.
Abstract: This work addresses the teaching of mathematics facing the Pythagorean theorem, in order to demonstrate the applications of the Pythagorean Theorem, and cause the educator know some properties of the theorem, making an intervention in the classroom to practice. Search interact, knowledge, teaching, context and reality of the student in applying the Pythagorean theorem which in its first part aims to show the Pythagorean history, with bibliography of Pythagoras and his contributions to the Pythagorean school, where the epistemological study was necessary to , to have a comprehensive and didactic approach on the subject. The approach, theorem of applications has been developed to demonstrate in what situations we can use the Pythagorean theorem, transpiring with playful and social mechanisms for the presented theory. Working with the practice also became a necessary where the theory is no longer the only mechanisms and space for application into a reality, closer to the understanding of the students. The second time to present the results is based on the study conducted in the 9th grade class, where the initial basis theorem presentation is intensified as required to PCNS, highlighting the general comments, as well as presentations of some answers given by the student where the teacher can create your own conclusion, for effective implementation in the classroom, strengthening the teaching / learning.
Description: FERREIRA, Andre da Silva. Teorema de Pitágoras e suas aolicações. 2015. 57f. Monografia (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35684
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_adsferreira.pdf2,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.