Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3590
Título: Análise de relatórios de observação de aula: uma abordagem interacionista sociodiscursiva
Título em inglês: Analysis of reports of observation of classroom: an interactional approach sociodiscursiva
Autor(es): Lima, Cristiana Dantas da Rocha
Orientador(es): Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Línguistica
Condições de Produção
Infra-Estrutura Geral
Interacionismo Sociodiscursivo
Mecanismos Enunciativos
Relatórios de Observação de Aula
Observação(Método educacional)
Relatórios – Redação
Análise do discurso
Análise de Interação em Educação
Conditions of Production
General Infrastructure
Sociodiscursivo Interacionismo
Enunciative Mechanisms
Reports of Lesson Comment
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Lima, C. D. R.; Leurquin, E. V. L. F. (2009)
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo geral descrever e analisar as condições de produção, a infra-estrutura geral e os mecanismos enunciativos de relatórios de observação de aulas, mas especificamente iremos descrever e analisar: o contexto de produção (o mundo físico, o mundo social e o mundo subjetivo) dos relatórios de observação de aulas; os tipos de discurso, do estrato infra-estrutura geral, nos relatórios de observação de aulas; as modalidades de planificação do conteúdo temático, do estrato infra-estrutura geral, nos relatórios de observação de aulas; as vozes enunciativas, do estrato mecanismos enunciativos, nos relatórios de observação de aulas. Analisamos relatórios de observação de aula produzidos por alunos do curso de Letras, da Universidade Federal do Ceará entregues ao final da disciplina de Teoria e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Para isso, ancoramo-nos na perspectiva do Interacionismo sociodiscursivo proposta por Bronckart (2007) porque entendemos que toda produção lingüística é uma ação social situada, levada a efeito por indivíduos singulares em formações sociais específicas. Resultados das análises feitas revelam-nos que para os agentes-produtores, o objetivo do relatório é o de apenas relatar o que acontece na sala de aula de Língua Portuguesa, esquecendo o mais importante que são as reflexões e as críticas da prática docente. Descobrimos que os relatórios de observação de aulas fazem parte fazem parte tanto do mundo da ordem do NARRAR quanto do mundo do EXPOR, o que vai determinar é a seção do relatório. As seções Introdução e Desenvolvimento estão situadas no mundo da ordem do NARRAR, já a seção Conclusão está situada na ordem do EXPOR. Com isso encontramos todos os tipos de discurso nos relatórios de observação de aula. Percebemos que os agentes-produtores utilizam a sequência descritiva, mas apenas na seção do relatório de observação de aula que é referente a análise do aspecto físico da escola. Na maior parte do relatório eles utilizam o script, como modo de planificação da linguagem. E por fim, encontramos a predominância de vozes sociais em relatórios de observação de aulas que utilizam a narração como tipo de discurso e a predominância da voz do autor em relatórios que utilizam o relato interativo como tipo de discurso.
Abstract: The present dissertação has as objective generality to describe and to analyze the conditions of production, the general infrastructure and the enunciative mechanisms of reports of comment of lessons, but specifically we will go to describe and to analyze: the context of production (the physical world, the social world and the subjective world) of the reports of comment of lessons; the types of speech, the estrato general infrastructure, in the reports of comment of lessons; the modalities of planning of the thematic content, the estrato general infrastructure, in the reports of comment of lessons; the enunciative voices, of the estrato enunciative mechanisms, in the reports of comment of lessons. We analyze reports of comment of lesson produced by pupils of the course of Letters, of the Federal University of the Ceará you deliver to the end of disciplines of Practical Theory and of Education of Portuguese Language. For this, we anchor in perspective of Interacionismo sociodiscursivo proposal for Bronckart (2007) because we understand that all linguistic production is a situated social action, taken the effect for singular individuals in specific social formations. Results of the done analyses reveal us that for the agent-producers, the objective of the report is it of just to tell what happens at the classroom of Portuguese Language, forgetting that the most important is the reflections and the critics of the educational practice. We discovered that all of the reports of observation of classes are part of the world of the order of narrating, once a creation of a world discursive situável was observed, and as for the speech type we found the report interactive ea narration.
Descrição: LIMA, Cristina Dantas Rocha. Análise de relatórios de observação de aula: uma abordagem interacionista sociodiscursiva. 2009. 101f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernaculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3590
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_cdrlima.pdf713,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.