Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35944
Tipo: TCC
Título: Diagnóstico do interesse e da inserção do conteúdo ritmo na prática de professores de educação física em escolas públicas e particulares de Fortaleza
Autor(es): Fernandes, Caio Alencar
Orientador: Campos, Marcos Antônio Almeida
Palavras-chave: Educação Física Escolar;Ritmo;Formação
Data do documento: 2016
Citação: FERNANDES, Caio Alencar. Diagnóstico do interesse e da inserção do conteúdo ritmo na prática de professores de educação física em escolas públicas e particulares de Fortaleza. 2016. 42 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O ritmo é um elemento que está presente na maior parte das modalidades relacionadas à Educação Física. Apesar disto, o ritmo é pouco ou nada explorado na escola, além de haver poucos estudos que diagnostiquem a real aplicação, discussão e possibilidades ligadas à prática pedagógica. Assim, esta pesquisa apresenta um diagnóstico do interesse e da inserção do conteúdo “ritmo” na prática de professores de Educação Física em escolas públicas e particulares do município de Fortaleza. Para tanto, objetivou-se comparar o entendimento e as falas entre professores recém-formados e experientes quanto à temática “ritmo” nas aulas de Educação Física, além de verificar o grau de conhecimento das possibilidades de trabalho com o tema. Para obter os resultados, optou-se pela metodologia qualitativa tendo a entrevista semi-estruturada e o questionário como referência na coleta de dados. Participaram da pesquisa oito professores, sendo metade das redes públicas e a outra metade de rede particular, divididos em recém-formados e graduados a mais de dez anos. Os resultados evidenciaram que o tempo de formação não é um fator que influi na compreensão e aplicação do tema pelos professores. É notório também, que a maior parte dos docentes não conhece e nem desenvolve a temática em suas aulas. Assim, diante dos dados obtidos, entende-se que o conteúdo ritmo é um elemento ainda pouco explorado na Educação Física Escolar, e que a formação dos professores não foi significativa a ponto de interessá-los e informá-los sobre as possibilidades existentes.
Abstract: Rhythm is an element that is present in most modalities related to Physical Education. Nevertheless, the rhythm is just a little or not explored at school, besides there are few studies to diagnose a real application, discussion and possibilities related to teaching practice. Thereby, this follow research presents a diagnostic of interest and inserts of content “rhythm" in a real practice of physical education teachers in public and private schools in Fortaleza. Therefore, the objective was to compare the understanding and the speech among new graduates and experienced teachers about theme "rhythm" applied in physical education classes, in addition, to verifying the degree of knowledge of the possibilities of working with this theme. To achieve the results, we opted for the qualitative methodology with semi-structured interview and questionnaire as a reference in data collection. The participants were eight teachers, half from public schools and the other half from private schools, divided into new graduates and graduates more than ten years. The results could show us that training time is not a main factor that influences the understanding and application of subject teachers. It is clear too, that most part of teachers does not know and neither develops the theme in their classes. Thus, based on the data we could understand that the content still little explored element of rhythm in physical education, and teacher training was not significant enough to interest them and inform them about the possibilities
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35944
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_cafernandes.pdf361,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.