Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3601
Título: Construção de um conceito de suporte: a matéria, a forma e a função interativa na atualização de gêneros textuais
Autor(es): Távora, Antonio Duarte Fernandes
Orientador(es): Biasi-Rodrigues, Bernardete
Palavras-chave: Suporte
Gêneros textuais
Teoria
Gêneros na Comunicação
Análise de Discurso
Linguistica Aplicada
Transmutação (lingüística)
Suporte da Informação
Support
textual genre
theory
Data do documento: 2008
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Távora, A. D. F.; Biasi-Rodrigues, B. (2008)
Resumo: O objetivo desta pesquisa é construir uma proposta para o conceito de suporte de gêneros textuais de modo a torná-lo operacional para analisar e relação suporte/gênero. Para efetivar a construção teórica elaborada nesta tese, retomamos noções teóricas que antecedem o conceito de suporte no intuito de demonstrar a inadequação de mobilizar certos conceitos para se estabelecer uma abordagem adequada. A construção teórica do suporte é precedida pela fundamentação de autores que se detiveram sobre o suporte, como Maingueneau (2001), Marcuschi (2003) e Bonini (2002, 2003, 2005). Partindo da contribuição desses autores, elaboramos três categorias responsáveis pela racionalização do objeto. Matéria, forma e interação são subcategorias teórico-metodológicas construídas para delimitar o conceito de suporte teoricamente e permitir futuras aplicações na análise de gêneros. A natureza teórica permitiu que realizássemos um movimento indutivo de reversão: dos construtos elaborados aos suportes como entidades empíricas e vice versa, o que possibilitou chegar à conclusão de que a materialidade promove contribuições à atualização de gêneros do mesmo modo que a forma. Foi possível ainda demonstrar como a noção de interação subsume o conceito de suporte, aspecto central para compreensão do suporte como objeto teórico na análise de gêneros.
Descrição: TÁVORA, Antônio Duarte Fernandes. Construção de um conceito de suporte: a matéria, a forma e a função interativa na atualização de gêneros textuais. 2008. 183f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3601
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tese_adftavora.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.