Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36074
Tipo: TCC
Título: Dificuldades dos graduandos em Licenciatura em Física em Quixeramobim
Autor(es): Rodrigues, Maria Elieuda
Orientador: Lopes, Marcus Vinícius Pinheiro
Palavras-chave: Física – estudo e ensino;Ensino a distância;Evasão universitária – Quixeramobim (CE);Estudantes de ensino a distância;Estudantes universitários
Data do documento: 2015
Citação: RODRIGUES, M.E. Dificuldades dos graduandos em Licenciatura em Física em Quixeramobim. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quixeramobim, 2015.
Resumo: Este trabalho objetiva elucidar os motivos que levaram os alunos de Licenciatura em Física na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do Ceará, no Polo de Apoio Presencial Dr. Andrade Furtado em Quixeramobim, matriculados no período de 2007 a 2009, a permanecerem no curso, visto que o índice de evasão é muito grande. A Educação a Distância no Brasil tem sido impulsionada a partir de implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96), vigente até o presente momento, e de inúmeras iniciativas do Ministério da Educação (MEC) de incentivo às universidades públicas federais para oferecimento de cursos superiores através dessa modalidade educacional. Na Educação a Distância, para a veiculação das atividades desenvolvidas num curso nessa modalidade, tais Tecnologias funcionam como ferramentas que compõem os ambientes virtuais, possibilitando interações, avaliações e/ou comunicações entre os partícipes da EaD: alunos, professores, tutores, material educacional, Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Neste trabalho, optou-se por dois tipos de pesquisa para abordar o objeto de estudo. Buscou-se a princípio embasar esta fundamentação teórica com uma revisão bibliográfica, para tanto, utilizou-se artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos. A segunda etapa do trabalho é fundamentada numa pesquisa quantitativa, este tipo de pesquisa busca, explicar vários tipos de fenômenos com base na interpretação das informações observadas. Conclui-se que esse trabalho possa contribuir no sentido de buscar soluções que diminuam a evasão e que aumentem os fatores que motivem a permanência dos alunos no curso, pois, motivos para desistir são vários mas, para continuar são muito poucos como observou-se.
Abstract: This study aims to elucidate the reasons why students of Degree in Physics in the form of Distance Education of the Federal University of Ceará, in the Polo Support Classroom Dr. Andrade Furtado in Quixeramobim enrolled from 2007 to 2009, to stay the course since the dropout rate is very high. The distance education in Brazil has been driven from implementation of the Law of Directives and Bases of National Education (LDB - Law No. 9.394 / 96), applicable to date, and numerous initiatives of the Ministry of Education (MEC) of encouraging federal public universities for offering higher education through this educational modality. In Distance Education, for the placement of the activities developed a course in this modality, such technologies act as tools that make virtual environments, enabling interactions reviews and / or communications between participants of distance education: students, teachers, tutors, educational material, Virtual Learning Environments - AVA. In this work, we chose two types of research to address the subject matter. Sought to principle to base this theoretical foundation with a literature review, therefore, we used scientific papers, magazines and electronic documents. The second stage of labor is based on a quantitative survey, this type of research seeks to explain various phenomena based on the interpretation of the information observed. We conclude that this work can contribute towards finding solutions that reduce tax evasion and to increase the factors that motivate the permanence of students in the course, therefore, reasons for quitting are many but to continue very few as noted by themselves
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36074
Aparece nas coleções:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_merodrigues.pdf379,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.