Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36098
Title in Portuguese: Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma Escola Municipal de Fortaleza
Author: Soares, Silvana Mendes Sabino
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Keywords: Avaliação
Alfabetização
Prática docente
Evaluation
Literacy
Teaching practice
Issue Date: 2016
Publisher: Edições UFC
Citation: Soares, S. M. S.; Ribeiro, A. P. M. (2016)
Abstract in Portuguese: A aprendizagem da linguagem verbal constitui um desafio aos docentes das turmas de Infantil V e de 1º ano, e a avaliação da aprendizagem, inerente ao processo de ensino, compõe, com o planejamento, o pilar central da ação docente, configurando-se numa forma de orientação das intervenções junto aos alunos. Neste trabalho, apresentam-se as concepções de avaliação de quatro professoras de uma escola de Fortaleza, sendo duas do Infantil V e duas do 1º ano do Ensino Fundamental. Trata-se do fragmento de uma pesquisa de mestrado intitulada “O trabalho pedagógico com a leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: investigações sobre ensino e avaliação”. O aporte teórico compôs-se de Brandão e Leal (2011), Hoffmann (2001, 2012), Luckesi (2008), Zabala (1998). A pesquisa realizada foi do tipo descritiva, com dados de natureza qualitativa colhidos em campo por meio da técnica da entrevista semiestruturada, apoiada em roteiro específico. Os achados foram analisados pela metodologia da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A avaliação para as docentes investigadas constitui-se em ação contínua, acontecendo nas variadas interações das crianças com os objetos de conhecimento. Foi evidente a influência das avaliações externas na prática pedagógica, ficando claro que a avaliação da leituraprecisa ser inerente à ação docente, sem causar transtornos para os professores, nem traumas para as crianças.
Abstract: The learning of verbal language is a challenge for teachers in the last grade of kindergarten and 1st year of the elementary school and the evaluation of learning, inherent in the teaching process, forms the central pillar of teacher action with planning, forming a form of orientation of the interventions with the students. This work presents the evaluation conceptions of four teachers from a school in Fortaleza, two from the last grade of kindergarten and two from the first year of Elementary School. This is the fragment of a master’s research entitled “The pedagogical work with reading in Early Childhood Education and Fundamental Education: investigations on teaching and evaluation”. The theoretical contribution was made by Brandão and Leal (2011), Hoffmann (2001, 2012), Luckesi (2008), Zabala (1998). The research was of the descriptive type, with qualitative data collected in the field by means of the semistructured interview technique supported in a specific script. The findings were analyzed using the Content Analysis methodology (BARDIN, 2011). The evaluation for the teachers investigated constitutes continuous action taking place in the varied interactions of the children with the objects of knowledge. The influence of external evaluations on pedagogical practice was evident, making it clear that the assessment of reading needs to be inherent to the teaching activity, without causing problems for the teachers, nor traumas for the children.
Description: SOARES, Silvana Mendes Sabino; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. Avaliação da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental: concepções de professoras de uma escola municipal de Fortaleza. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 127-148.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36098
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 978 85 8126 158 4
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_smssoaresapmribeiro.pdf248,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.