Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3616
Título: O léxico do Tambor de Mina: uma proposta de glossário da linguagem afro-religiosa em São Luís
Título em inglês: Le lexique du Tambor de Mina: un projet de glossaire de la langage afro-religieuse à São Luís
Autor(es): Silva, Anairan Jerônimo da
Orientador(es): Aragão, Maria do Socorro Silva de
Palavras-chave: Tambor de Mina
Etnolinguística
Socioterminologia
Glossário
Cultos afro-brasileiros - São Luís(MA) - Terminologia
Tambor de Mina
Tambor de Mina
Etnolinguistique
Socioterminologie
Glossaire
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: Silva, A. J.; Aragão, M. S. S. (2009)
Resumo: O presente trabalho apresenta um levantamento de termos específicos do léxico do Tambor de Mina em São Luís, com vistas à elaboração de um glossário de termos da linguagem afro-religiosa em questão. Para tanto, baseia-se nos princípios teórico-metodológicos da Etnolinguística, Terminologia, da Terminografia e da Socioterminologia, considerando nossa visão de léxico como elemento identitário de um grupo lingüístico e passível de variação. O objeto deste estudo são os termos utilizados nas práticas rituais cotidianas de cultos afro-religiosos que se definem como Tambor de Mina, na cidade de São Luís. Os termos foram recolhidos de corpus escritos, considerando-se a possibilidade de variação terminológica e confirmados em corpus oral, com realização de entrevistas com membros da comunidade lingüística em questão. A pesquisa foi desenvolvida em terreiros de mina pertencentes a nações africanas jeje-nagô. A proposta de glossário ora apresentada visa contribuir não apenas com os estudos lingüísticos, mas também com estudos sócio-antropológicos, filosóficos e psicológicos, por meio da divulgação dos elementos identitários da cultura afro-religiosa presentes em cada verbete.
Descrição: SILVA, Anairan Jerônimo da. O léxico do Tambor de Mina: uma proposta de glossário da linguagem afro-religiosa em São Luís. 2009. 139f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3616
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_ajsilva.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.